Prefeita e equipe avaliam Ação de Inverno 2018

Notícia dos dois pagamentos uma semana antes do Natal agradou os representantes dos funcionários e do comércio – Foto: Assessoria PMRB

Nesta segunda-feira, 10, a prefeita Socorro Neri reuniu a equipe para avaliar as ações desenvolvidas até agora dentro da Operação Inverno 2018, lançada no último dia 3 de dezembro com o objetivo de minimizar os impactos do período chuvoso na infraestrutura urbana de Rio Branco. No último sábado, a prefeita vistoriou pessoalmente a execução do trabalho em vários pontos.

A Semsur já limpou e desobstruiu córregos e igarapés nas Ruas João XXIII, Maranhão, Plutão, Netuno, Travessa Vera Cruz (Morada do Sol), rotatória da Estrada Jarbas Passarinho, trecho de acesso ao Conjunto Ouricuri, Travessa Vera Cruz, Estrada do Calafate – próximo a HAVAN, Ruas Campina Grande e Flor Lírio, Pedro Lustosa no Procon, Rua 1º de Agosto no Bairro Placas, Avenidas Getúlio Vargas, Brasil e Rua Arlindo Porto Leal no Centro.

A EMURB já realizou desobstrução de redes de drenagem nas Avenidas Getúlio Vargas, Nações Unidas, nas Ruas Isaura Parente, Farroupilha, Hugo Carneiro, Guarani (Aviário), Manuel Barata (Bosque) e Marte (Morada do Sol).

O coronel George Santos, coordenador da Defesa Civil Municipal e da Operação de Inverno 2018, diz que, de apenas 500 metros do Igarapé Almoço foram retiradas cerca de 28 toneladas de resíduos sólidos, incluindo carcaças de carro, móveis e milhares de garrafas PET. O militar explica que o comportamento das pessoas em relação aos resíduos sólidos, bem como o processo de impermeabilização do solo com a maior parte dos quintais cimentados, influenciam o processo de alagamento urbano em Rio Branco”.

A prefeita Socorro Neri cita o intenso trabalho já executado. “Nós atuamos o ano inteiro e agora estamos intensificando o serviço. É muito trabalho e vamos seguir nesse ritmo. Além da limpeza no sistema de drenagem já existente, vamos construir novos sistemas de modo a minimizar os impactos causados nos dias de fortes chuvas”, explicou a prefeita.

Com recursos próprios do executivo municipal, a Prefeitura vai executar obras de drenagem na Avenida Getúlio Vargas (próximo da antiga Lua Azul), no Bairro Vila Nova – próximo ao radar da Antônio da Rocha Viana e na Rua Turiba, na Baixada. Na Rua Turiba, na Baixada, a Prefeitura vai construir uma rede de drenagem de 220 metros. Na Getúlio Vargas, a Prefeitura vai substituir 70 metros da rede de drenagem, adequando o sistema para garantir a vazão adequada das águas. No Vila Nova, será executado o mesmo serviço de construção de nova rede, num total de 30 metros.

Sábado de muito trabalho

Depois da forte chuva da última sexta-feira, 7, com volume de 84 milímetros em duas horas, a prefeita mobilizou as equipes, que atuaram durante todo o sábado para mitigar os danos causados em alguns bairros. Ela foi pessoalmente em todas as frentes de serviço e já determinou a ampliação do número de equipes da Operação de Inverno, desmobilizando frentes de serviço de asfalto da EMURB.

Assessoria PMRB