..::data e hora::.. 00:00:00

Poronga

Fim da novela

A posse do ex-chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) está marcada para às 12 horas desta sexta-feira, 15. A cerimônia será transmitida virtualmente.

Destravando

A posse Trindade se tornou viável após a nova decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, que revogou o efeito de uma decisão liminar deferida por ele próprio requerida pelo então presidente da Corte de Contas, Cristóvão Messias, que impedia [Ribamar] de tomar posse do cargo até que a decisão final do caso.

De volta ao começo 

Com a nova decisão, fica valendo a decisão do desembargador Roberto Barros, do Tribunal de Justiça do Acre, que determinou que Trindade fosse empossado imediatamente no cargo. Ribamar Trindade é uma indicação pessoal do próprio governador Gladson Cameli. Ele ocupará a vaga deixada pelo conselheiro José Augusto de Farias, vítima de covid-19.

Auxiliar

O ex-diretor da Empresa Municipal de Urbanização de Rio Branco (EMURB) na gestão de Socorro Neri, Marco Antônio Rodrigues, o Marcão, foi nomeado interinamente para exercer o cargo de Diretor Operacional da autarquia. Ele é servidor de carreira e irá ajudar neste primeiros 100 dias de governo. Marco Antônio tem capacidade reconhecida na administração pública. 

Time 

A prefeita reeleita de Brasiléia, Fernanda Hassem, anunciou nesta quinta-feira (14) no Centro Cultural Sebastião Dantas, os novos gestores que irão comandar as secretarias municipais e órgãos da cidade pelos próximos quatro anos. 

Prata da casa

Segundo a prefeita, 30% dos secretários serão compostos por servidores concursados da prefeitura de Brasiléia, a gestora acrescentou que esse não será o 5º ano de gestão e sim o 1º. 

Ritmo 

“Hoje é uma data muito importante e aguardada pela população de Brasiléia e também para gestão, anunciamos os nossos secretários, secretárias e gerentes. Decidimos fazer diferente para que possamos montar nosso planejamento de execução para esse novo mandato. Não seremos acomodados como muitos falam que prefeitos reeleitos são, vamos trabalhar mais, trazer mais desenvolvimento para a cidade, e cumprir com o que foi falado durante a campanha”, disse Fernanda Hassem. 

Critérios 

De acordo a gestora municipal a governança será realizada de forma coletiva, que irá ouvir mais a população, estará mais presente nas secretarias, na área rural e nas obras e que a mesma chapa vencedora continuará na unida até o final da nova gestão.

Solidariedade

O governador Gladson Cameli comunicou ontem, quarta feira, 14, que vai abrir 10 leitos de UTI em Cruzeiro do Sul para atender os pacientes com covid-19 de Manaus. A medida ocorre após o setor saúde da capital amazonense entrar em colapso com falta de leitos e UTIs. Em decorrência, pacientes morreram e muitos foram transferidos para outros estados.

Ação humanística 

O governador do Acre, além de se solidarizar com a situação do povo manauara, colocou o estado do Acre a disposição para atender estas pessoas, e, segundo garante Gladson, sem a medida interferir no atendimento à população acreana.

Suporte 

“Já sinalizamos inclusive a abertura de 10 novos leitos de UTI, no Hospital de Campanha de Cruzeiro do Sul, para atender também casos graves de pacientes com coronavírus vindos do Amazonas, sem prejudicar o atendimento da população acreana acometida pela doença”, disse. 


Imagem3

Nova onda 

Enquanto brasileiros morrem de covid-19 e Manaus entra em colapso por falta de oxigênio, bolsonaristas migram em massa para o Telegram para criticar a imprensa, apoiar Donald Trump e, sobretudo, divulgar, sem filtro, pudor ou comprovação científica, mensagens negacionistas e mentiras sobre a pandemia. 

Retaliação 

“O lockdown não ajudou, nem nos ajudará, tratar precocemente é o que devemos fazer”, diz vídeo que desestimula o uso de máscaras. A escolha do aplicativo de mensagens é uma retaliação às políticas de privacidade do WhatsApp (Facebook).

Turma

Blogueiros e parlamentares simpáticos a Jair Bolsonaro criam canais que funcionam como chats.

Vixe

O vídeo é intitulado “Não espere”. Enquanto tiram as máscaras, os participantes dizem: “Queremos respirar”. Participam as deputadas Carolina de Toni (PSL-SC), Bia Kicis (PSL-DF) e Chris Tonietto (PSL-RJ) e a juíza Ludmila Grilo, que viralizou ensinando a burlar o uso da máscara.

Sério? 

No canal de Hélio Lopes (PSL-RJ), o parlamentar diz: “Somente no prédio da Presidência, mais de 200 pessoas contraíram o vírus e se curaram com tratamento precoce”.

Escárnio

Em live que entrará negativamente para a história, Bolsonaro e Eduardo Pazuello se esquivaram de responsabilidade no colapso de Manaus repetindo a tese do tal tratamento. Ah, vale lembrar que os bolsonaristas comemoraram o afrouxamento das restrições no Amazonas.

Risco

Tratamento precoce significa: tomar hidroxicloroquina, azitromicina e ivermectina sem prescrição médica ou sintomas. Não há qualquer comprovação científica de que funcione e é desaconselhado pela comunidade médica.

Método

A distribuição das vacinas contra a covid-19 entre os municípios do País será proporcional ao número de habitantes. De acordo com o presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Jonas Donizette, a expectativa é de que cada cidade consiga imunizar entre 4% e 5% da sua população na primeira fase da vacinação, levando em conta que estarão disponíveis 8 milhões de doses (Coronavac e Astrazeneca). 

Especificidade 

No Norte, porém, a conta deverá ser um pouco diferente por causa da população indígena, que terá prioridade. A questão foi discutida por ele e outros prefeitos em reunião com o Ministério da Saúde nesta quinta-feira, 14. Donizette também afirmou à Coluna que, embora o sistema de saúde de Manaus tenha colapsado com o avanço rápido de casos de covid-19, ele não vê a possibilidade de isso acontecer no restante do País.

Novos tempos 

Os 130 prefeitos que estavam na reunião com Eduardo Pazuello pediram ao ministro o reforço na segurança dos municípios para a vacinação contra a covid-19. Temem que quadrilhas especializadas no ataques aos bancos possam roubar vacinas.

Precaução 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública irá coordenar a segurança da logística do recebimento, transporte e armazenamento das vacinas, inicialmente com a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal. Quando as doses chegarem aos Estados, as polícias militar e civil passarão a atuar também.

Image
Image

logo news2