Brasil/Mundo

    MP realiza mandado de busca e apreensão em endereços de Queiroz e parentes de Bolsonaro

    O Ministério Público investiga os crimes de lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público no antigo gabinete de Flávio Bolsonaro

    O Ministério Público do Rio de Janeiro realiza, na manhã desta quarta-feira 18, mandados de busca e apreensão em endereços de ex-assessores do senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ), filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro.

    São alvo das buscas os endereços de Fabrício Queiroz, ex-chefe da segurança de Flávio, seus familiares e ainda parentes de Ana Cristina Siqueira Valle, mãe de Flávio e ex-esposa de Jair Bolsonaro.

    As medidas cautelares foram pedidas na investigação sobre lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público no âmbito do antigo gabinete do senador quando era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio. A prática, conhecida como “rachadinha”, consiste em coagir servidores a devolver parte do salário para os deputados.

    Os endereços investigados pelo MP ficam tanto na capital do estado como em Resende, no Sul do Rio. As buscas atingem sobretudo ex-assessores que também tiveram sigilo fiscal e bancário quebrado pelo Tribunal de Justiça do Rio em abril.

    A investigação contra Flávio Bolsonaro começou após um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ter identificado uma movimentação suspeita de 1,2 milhão de reais na conta de Queiroz entre janeiro de 2016 e janeiro de 2017.

    De acordo com o relatório, diversos saques e depósitos em dinheiro vivo foram feitos na conta de Queiroz em datas próximas do pagamento de servidores da Assembleia Legislativa do Rio. O PM chegou a admitir que recolhia parte do salário de servidores do gabinete do então deputado estadual Flávio Bolsonaro para contratar “assessores informais”.

    Desde que o caso foi revelado, Queiroz teve raras aparições públicas. De acordo com sua defesa, ele está em São Paulo desde dezembro do ano passado para o tratamento de um câncer.

    Image
    Image