Amazônia

    Sema conclui audiências públicas sobre concessão florestal no Complexo de Florestas do Rio Gregório

    O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), realizou nesta terça-feira, 17, em Rio Branco, a última audiência pública sobre a proposta de edital de concessão florestal no Complexo de Florestas Estaduais do Rio Gregório (CFERG).

    O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, destacou a concessão florestal como uma possibilidade concreta de manter a floresta e melhorar a qualidade de vida da população. “Participei da Conferência das Partes (COP 25) na última semana em Madrid, na Espanha, e apresentei a concessão no CFERG como uma grande conquista dessa gestão”, disse.

    Israel lembrou que o edital tem previsão para lançamento no início de 2020 e vai gerar desenvolvimento local com bases sustentáveis, emprego e renda para todo o estado.

    A primeira audiência pública aconteceu no município de Cruzeiro do Sul, no dia 11 de dezembro, e logo após, no dia 12, foi realizada audiência no município de Tarauacá. O chefe da Divisão de Desenvolvimento Florestal da Sema, Quelyson Souza de Lima, fez a apresentação da proposta do edital de concessão florestal.

    rio branco secretario scaled Na audiência de Rio Branco, secretário Israel Milani fala sobre os benefícios da concessão florestal - Foto/Cedida

    “As contribuições de representantes do setor madeireiro, organizações não-governamentais e da própria sociedade civil serão avaliadas e acrescentadas ao edital, que inclusive ainda está em fase de consulta pública”, frisou Lima.

    O CFERG está localizado no município de Tarauacá e é formado pelas florestas estaduais do Rio Gregório, do Mogno e do Rio Liberdade. A proposta de edital apresenta três unidades de manejo florestal (UMFs), totalizando 238.610,19 hectares, sendo uma UMF em cada floresta estadual.

    A consulta pública está disponível no site da Sema (http://sema.acre.gov.br/consulta-publica-de-proposta-de-edital-de-licitacao-para-concessao-florestal-no-complexo-de-florestas-estaduais-do-rio-gregorio/) até o dia 15 de janeiro de 2020, e as contribuições podem ser enviadas para o email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. .

    Image
    Image