Jovem com perna amputada após acidente de moto tem no ciclismo meio de superação

Josué descobriu no ciclismo uma forma de praticar esportes e sonhar ser atleta paraolímpico – Fotos: Reprodução Rede Amazônica Acre

Mesmo com a utilização de uma prótese na perna direita, Josué da Silva, 24 anos, sai de casa praticamente todos os dias para pedalar. A atividade já faz parte da rotina do jovem, mas nem sempre foi assim. Em 2016, ele sofreu um acidente de moto que deixou sem parte de um dos membros inferiores. Desde então, foram meses de recuperação.

– Na época, quando me acidentei, como eu não conseguia correr devido a amputação da minha perna, a única solução que consegui encaixar foi o ciclismo. E também pela situação da minha amputação ser transtibial, no caso eu tenho as duas articulações do joelho. Então, o ciclismo foi ideal pra mim – conta

A adesão pela modalidade, há dois anos, fez Josué da Silva se tornar um paratleta. Atualmente, ele pedala cerca de 50 km todos os dias. Há seis meses se juntou com alguns amigos e fundou o Game of Bike. Ele é um exemplo para o grupo tanto pela dedicação como pela superação.

– Josué pra gente é um exemplo, é o cara que motiva nosso pedal. Muitas vezes a gente está desanimado, não está em um dia tão bom, aí ele chega, incentiva, chama para pedalar – diz Júnior Ramos, um dos integrantes do Game of Bike.

Atualmente, Josué pedala cerca de 50 km todos os dias

Josué sonha em ser um atleta paralímpico, mas ainda se prepara para disputar o primeiro desafio na modalidade, no dia 23 de junho, na competição Acre Race, em Rio Branco, capital do Acre, com competidores de grande parte do Brasil e de países sul-americanos.

– Vai ser 132 km. Não vou para ganhar troféu, medalha, essas coisas. Vou mesmo para superar meus limites, que é o meu objetivo. O esporte, bem dizer, é minha vida. Acredito que sem ele eu não seria nada porque o esporte é como uma forma de divertimento. Não só o ciclismo, mas também outras modalidades, é uma forma de você se distrair e sua vida ter mais cor – completa.

Globoesporte.com/ac

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *