Geral

Geral

Pesquisador do AC participa de feira tecnológica que reúne jovens de 21 países

Um estudante de Rio Branco representa o seu estado na 34ª Mostratec – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, que ocorrerá em Novo Hamburgo-RS, no Centro de Eventos da FENAC, de 22 a 24 de outubro de 2019, das 13h30 às 21h, com entrada franca.

O evento, considerado o maior do gênero na América Latina, terá representantes de 20 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento.

O aluno Jayackson de Amorim Negreiros, do Colégio Militar Dom Pedro II de Rio Branco, no Acre, apresenta uma pesquisa de divulgação e análise de trabalhos científicos realizados por estudantes de seu colégio sobre a aplicação do grafeno como filtro de água de alta eficiência para tratamento e despoluição hídrica. O grafeno, normalmente extraído do grafite, depende de métodos caros para sua extração.

O projeto de ciências do colégio apresenta o uso de óleo de soja doado por estabelecimentos alimentícios como complemento na produção de grafeno e novas tecnologias de baixo custo para sua obtenção.Os estudantes aprenderam a extrair grafeno em sala de aula a partir do grafite de lápis e lapiseira em método simples baseado na técnica apresentada pelos ganhadores do Nobel da Física em 2010.

A mesma experiência foi repetida em uma escola pública em área carente e pode ser replicada em todo o Brasil. O projeto visa divulgar amplamente a técnica desde a educação básica, levando à criação de um produto final com amplo valor agregado, em uma rede nacional de ciência, tecnologia e sociedade. A criação de um filtro de água a partir do grafeno tem potencial para auxiliar a salvar o ambiente amazônico de poluentes da água, disponibilizar água potável em todo o mundo e aplicar o filtro temporariamente em áreas sem saneamento básico, problema que afeta 40% da população do Brasil.

A Mostratec reúne jovens cientistas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal. Nesta edição da feira serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos. Além do Brasil, participam estudantes de 20 países: Argentina, Bielorrússia, Bósnia e Herzegovina, Cazaquistão, Chile, China, Colômbia, Equador, Espanha, Estados Unidos, Itália, México, Paraguai, Peru, Portugal, Rússia, Taiwan, Tunísia, Turquia e Ucrânia. Paralelamente, o Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), os Jogos Mostratec, a Corrida Mostratec – Feevale – Sesc e o Festival Maker e Mostratec de Robótica.

Os Prêmios e Incentivos Educacionais estão sendo oferecidos por 36 organizações, estimados em mais de R$ 1 milhão. Entre as instituições que darão prêmios estão: APM, Assembleia Legislativa/RS, Broadcom, Corsan, Prefeitura de NH, Sintec/RS, Killing, SKA, Executive, Vilage, Abric, IBTeC, Câmara Municipal de Novo Hamburgo, Orisol, Feevale, Unisinos, Faccat, Univates, Ulbra, UniRitter, Universidade La Salle, QI, Cursão do Fabão, 20th English, Wizard, FioCruz, SAP, Calçados Conforto, Conselho Regional do Técnicos Industriais, Conselho Federal dos Técnicos Industriais, Marinha do Brasil e Menção Honrosa Unesco.


gow banner p20