Cultura

    Usina de Arte João Donato promove encerramento de cursos do segundo semestre

    A Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour realiza, nesta terça-feira, 17, diferentes apresentações de trabalhos para conclusão dos cursos livres ofertados na Usina de Arte João Donato no último semestre de 2019.

    O curso de Iniciação Teatral do período matutino realiza intervenção artística, Arteróide, que inicia no Estádio José de Melo, segue em direção à OCA e dali caminha para o Terminal Urbano, no Centro. A dramaturgia, roteirizada e dirigida por Amanda Graciele, mediadora da turma, levará o público a uma viagem pelas lonjuras de uma ilha desconhecida. Para chegar lá é preciso virar curva, subir ladeira, atravessar rio, escalar montanha e seguir centenas de quilômetros adentro de uma floresta densa até chegar a um portal invisível aos olhos humanos, onde existe um povo estranho, dizem que vindo do outro mundo. Este lugar misterioso chamam-no de Arteróide. Nele, segundo narra-se, existiria uma tal árvore do desejo que, de forma enigmática, veio parar nas terras do País Acre. É nessa troca entre o povo do Outro Mundo e do País Acre que tudo pode acontecer, inclusive a partilha do canto, da dança, da poesia, dos abraços e sorrisos.

    A turma de Leitura Dramática apresenta na Usina de Arte, às 15h30, a leitura do texto A Falecida, de Nelson Rodrigues, como resultado de uma imersão de três meses em estudo de textos teatrais, momento em que os alunos puderam explorar e ampliar as possibilidades de expressão vocal, compreendendo como se dá o tempo, o ritmo, a expressão corporal e a presença cênica na relação com o texto. A mediadora da turma é Claudia Toledo, a atriz e diretora de teatro.

    Já o Curso de Aquarela se encerra com a exposição Imersões em Cores, que agracia o público com a apreciação de uma seleção de aquarelas criadas pela turma durante os três meses de curso. Durante as aulas foram trabalhadas as principais técnicas e recursos da aquarela, desde a introdução ao desenho à preparação de cores e a obtenção de efeitos e texturas. A turma está com uma exposição na OCA e permanecerá com Imersões em Cores no Salão das Artes, espaço anexo à Fundação Elias Mansour, até dia 31 deste mês. A vernissage terá início às 18h. A curadoria da exposição é da artista plástica Rosilene Nobre, mediadora da turma.

    Image
    Image