Cidade

    Samu utiliza helicóptero João Donato para resgate de paciente em Brasileia

    Nesta segunda-feira, 25, o helicóptero João Donato (Harpia 1) foi acionado para fazer o regaste de um paciente no município de Brasileia.

    A equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) atendeu ao chamado para transportar uma vítima de Acidente Vascular Cerebral (AVC), que estava no Hospital de Brasileia aguardando o resgate.

    A equipe do Samu saiu de Rio Branco para realizar todos os procedimentos necessários para o transporte do paciente. No comando da operação, esteve presente o médico Pedro Pascoal, que responde pela coordenação do serviço.

    “Já é realidade lançar mão do helicóptero nas situações de urgência, já não é o primeiro resgate feito em Brasileia, assim como queremos deixar à disposição da população assim que identificada a situação de emergência”, explica o médico Pedro Pascoal.

    O helicóptero João Donato (Harpia 01) já realizou aproximadamente oito regates pelo Samu, graças a uma determinação do governador Gladson Cameli, que disponibilizou a aeronave do Estado para o suporte aéreo do serviço, no transporte de pacientes, em situações graves, de um município para outro.

    “Esse paciente necessitava de uma remoção rápida, sem risco de complicação, por isso optamos em removê-lo com a aeronave. Tempo, para nós do Samu, é vida!”, pontua o médico.

    A aeronave trabalha em parceria com o Samu, fazendo ações de urgência e salvando vidas em todo o estado desde março deste ano, reduzindo os custos com fretamento aéreo.

    Image
    Image