Secretaria de Educação lança Prêmio Professores do Brasil, em Rio Branco

Lançamento do prêmio foi realizado na última segunda-feira, 20 – Fotos: Mardilson Gomes

A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Diretoria de Ensino, e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), promoveu o lançamento do Prêmio Professores do Brasil, na segunda-feira, 20.

O Prêmio é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e de instituições parceiras e conta com o apoio do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), Undime e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Esta é a 12ª edição do prêmio, que tem como objetivo reconhecer o trabalho dos professores das redes públicas que, no exercício da atividade docente, contribuem de forma relevante para a qualidade da educação básica no Brasil.

“Nós queremos mais professores acreanos vitoriosos, selecionados a partir de boas práticas educativas e pedagógicas em nossas escolas. Para que esses professores, que são os melhores que temos dentro da rede de ensino no nosso estado, possam fazer a diferença e nossos alunos aprendam a amar a leitura, conhecer cada vez mais a importância da ciência em suas vidas”, comenta o secretário de Educação, Mauro Cruz.

As inscrições para o prêmio estão abertas até o dia 31 de maio. Os interessados podem se inscrever pelo site www.professoresdobrasil.mec.br, por meio do envio de um relato de prática pedagógica aplicada com os alunos em sala de aula. Somente os relatos dos anos letivos de 2018 ou 2019 com resultados comprovados até o final do período de inscrições serão selecionados. No ato da inscrição, o professor tem a opção de participar de um curso online, que pode lhe ajudar a desenvolver um bom relato.

Ganhadora da categoria estadual de 2018, a professora Tavifa Smoly Araripe relata que tem colegas na escola em que trabalha que já ganharam esse concurso e eles foram seus incentivadores. “Às vezes deixamos de ganhar porque não concorremos. Nos engrandece, engrandece o nosso estado, as nossas escolas, os nossos colegas professores e dá visibilidade para o nosso trabalho. Esse tipo de premiação nos coloca em uma categoria que de fato é a que nós exercemos em sala de aula e que se nós não divulgarmos ela vai ficar em quatro paredes”, mencionou a professora.

Tavifa Smoly Araripe, ganhadora da categoria estadual de 2018

“Já tivemos experiências muito boas aqui no Acre, que já foram lançadas na mídia e replicadas em outros estados. Nós temos aqui uma escola que está se tornando veterana em vencer o prêmio, que é o Colégio de Aplicação. Já tivemos também um vencedor da escola Maria José Bezerra dos Reis, na categoria creche”, explica Ana Luce Galvão, coordenadora representante da Undime/AC.

O projeto Prêmio Professores do Brasil no estado, tem três representantes: a professora Ana Luce Galvão, representando a Undime, professor João Lima, representando a SEE e a professora Joelma Mourão, representando o Sebrae.

Os trabalhos poderão ser inscritos em seis categorias:

  • Creche – educação infantil de 0 a 3 anos
  • Pré-escola – Educação infantil – 4 e 5 anos
  • Ciclo de alfabetização – 1º, 2º e 3º anos
  • Ensino fundamental I – 4º e 5º anos
  • Ensino fundamental II – 6º e 9º anos
  • Ensino Médio

Qualquer professor da rede pública estadual, municipal, federal e os professores conveniados podem se inscrever.

  • Premiação:

Nacional

  • Os seis premiados receberão:

R$ 8 mil

Viagem (em missão de estudos)

Troféu

Regional

  • 30 professores serão contemplados:

R$ 5 mil

Medalha;

Placa para as escolas;

Participação no evento final de premiação;

Participação em programas da TV Escola;

Viagem em missão de estudos para os vencedores do Ensino Médio.

Estadual

Certificado

Medalha

Agência Notícias do Acre

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *