Saúde da mulher rural é foco de ação promovida pelo Senar-Acre em Sena Madureira

Promover o acesso das mulheres da zona rural ao atendimento médico e à prevenção do câncer do colo do útero. Esses foram os principais objetivos da ação realizada na última quarta-feira (12), em Sena Madureira, pela equipe do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR – Acre).

Acesso das mulheres da zona rural ao atendimento médico foi o principal objetivo do evento – Foto: Cedida

As atividades, realizadas na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Sena Madureira, integraram as ações do Programa Especial Saúde da Mulher Rural, contando com apoio da Secretaria Municipal de Saúde, que disponibilizou uma equipe para atender as moradoras da zona rural, além de uma palestra com o Corpo de Bombeiros sobre acidentes domésticos.

“O SENAR – Acre me apresentou o projeto, e a equipe se empenhou para tornar este dia possível. Este tipo de parceria que é importante para o município. Além da saúde, também oferecemos uma chance de estimular o bem-estar destas mulheres, que são verdadeiras guerreiras”, enfatizou o secretário municipal de saúde, Daniel Herculano.

“Promovemos a saúde e a conscientização dessas mulheres sobre os próprios corpos. Além disso, também é um evento importantíssimo pois disponibilizamos atendimentos diversos para elas, com espaços da beleza onde são trabalhadas questões como autoestima e empoderamento feminino”, destacou Márcia Cristina Freire, supervisora técnica do SENAR – Acre e coordenadora do programa.

Autoestima e empoderamento feminino também foram trabalhados no evento – Foto: Cedida

Nos espaços de beleza, foram convidados cabeleireiros e maquiadoras para atender as participantes do evento. Entre as 40 mulheres beneficiadas pela ação global, estão Fabrícia Oliveira Silva, 24 anos de idade, e Maria das Graças Gonçalves, 62 anos.

“É a primeira vez que participo de uma ação dessa, e estou muito feliz por ter sido incluída neste dia de atividades. Na minha família existe histórico de câncer, então a prevenção é uma medida de saúde necessária”, explicou Fabrícia.

“Uma oportunidade dessa deve ser aproveitada. Temos dificuldade de acesso na zona rural, então quando uma ação nos ajuda a prevenir doenças, a nos cuidar e a nos mostrar como manter a saúde, fazemos o possível para participar”, afirmou Maria das Graças.

Mauro Marcello Oliveira, Superintendente do SENAR – Acre, reuniu toda a equipe para participar da ação no município, que também contou com entretenimento para as crianças e sorteio de brindes.

“Essa é a principal ação desse programa especial. Sabemos que muitas mulheres são vítimas desse tipo de câncer, e com a prevenção, é possível salvar muitas vidas. O SENAR busca, além dos cursos e da promoção social, promover a saúde e a prevenção de doenças dos trabalhadores rurais”, disse Mauro.

Assessoria Senar-Acre