Sargento Cadmiel consegue aprovar por unanimidade a volta do Espanhol no Ensino Médio

*Dora Monteiro

Deputados garantem permanência do Espanhol como disciplina preferencial no Ensino Médio

O projeto de lei “Fica Espanhol”, de autoria do deputado Sargento Cadmiel (PSDB), foi aprovado pela Aleac na sessão desta terça-feira, 14. Agora, o ensino da língua espanhola deixa de ser optativa e passar a ser preferencial em todas as escolas do ensino fundamental e médio do Estado do Acre.

Sargento Cadmiel apresentou o projeto logo no início do ano legislativo a pedido de um grupo de professores e alunos. “Num estado como o nosso, que faz fronteira com dois países que falam o idioma e com quem estamos a incrementar nossas relações comerciais e culturais, o ensino do Espanhol tem mais é que ser incentivado e não relegado a um segundo plano”, argumentou o deputado.

A votação foi acompanhada por dezenas de professores e alunos do idioma que superlotaram as galerias.  A professora Maricélia Soares, uma das participantes, explicou que a exclusão do Espanhol como idioma preferencial foi decidido na última reforma do ensino médio em nível nacional causando indignação principalmente nos estados que fazem fronteira com os países que falam a língua.

“A reforma do ensino médio foi feita através de Medida Provisória em 2016 e começou a ser executada em 2017 com prazo de adesão para os estados até 2020. Embora a disciplina de Espanhol ainda esteja presente na grade curricular, ela pode ser suprimida, e nós queremos que ela permaneça porque até hoje nós não tínhamos esta garantia”, disse Maricelia, enaltecendo o deputado Cadmiel Bomfim pela batalha vencida com louvor.

Promoções

O deputado Sargento Cadmiel também aproveitou seu tempo na tribuna para cumprimentar ao governador Gladson Cameli pela iniciativa de chancelar as promoções de 120 policiais militares e bombeiros na última sexta-feira. “Como militar, eu reconheço a importância desta atitude do governador e sei o quanto isso representa na carreira dos militares e aspirantes a oficiais”, declarou o parlamentar.

Assessoria

  • Parabéns ao deputado Cadmiel que não tem medido esforços na busca de garantir melhorias ao povo acreano e de incentivar o debate no campo das ideias, e a incansavel luta por uma sociedade justa para todos.Parabéns!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *