Projetos da Prefeitura levam educação ambiental à Escola Jessé Santiago

Projeto Cantando Com a Natureza teve sua primeira edição na Escola Jessé Santiago – Foto: Assis Lima

A Prefeitura de Rio Branco, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMEIA) e de Educação (SEME) realizou nesta segunda-feira, 10, o ato de encerramento dos programas Plantando Com os Curumins e Cantando Com a Natureza na Escola Municipal de Ensino Fundamental Jessé Santiago, no bairro Jorge Lavocat. A escola foi a primeira a receber o Cantando Com a Natureza.

Os pequenos alunos, professores e trabalhadores da escola, além das famílias, participaram ativamente da implantação do projeto, que lançou mão da construção de jardins suspensos nos muros e paredes da unidade de ensino. “Chegamos a 1,2 mil crianças mais os professores e pais. Todos estão bastante envolvidos com os projetos”, disse Paola Daniel, secretária de Meio Ambiente de Rio Branco. “Rio Branco possui currículo que está entre os melhores e programas como este são fundamentais”, completou Conceição Costa, diretora de Ensino Fundamental da SEME, gestora que representou o secretário de Educação, Marcio Batista.

Professores, pais, mães, estudantes e convidados puderam realizar o tradicional plantio de mudas de plantas ornamentais nos belos e coloridos canteiros suspensos instalados pela Semeia com apoio da comunidade acadêmica. O Plantando Com os Curumins foi implantado em 2013 na escola Maria Izaliz Correia Teixeira, no bairro Recanto dos Buritis. Depois vieram as escolas Juvenal Antunes, no bairro Calafate; Anice Dib Jatene, no bairro Conquista, Dona Mozinha Feitosa, no Seis de Agosto; Escola Francisco Bacurau, na Vila Betel; CEI Rita Batista, no Jequitibá; CEI Jacamim e Escola Municipal de Ensino Fundamental Jessé Santiago. As atividades tiveram continuidade e atualmente são ampliadas pela intervenção da própria comunidade escolar.

A partir de outubro de 2018, o Projeto Plantando com os Curumins agregou a palavra ´horta´ em seu nome passando a denominar-se Plantando Com os Curumins e Horta. A primeira experiência com o novo formato ocorreu no CEI Olindina Costa, no loteamento Jenipapo, no dia 31 de outubro deste ano.

Cantando com a Natureza ensina ritmos musicais e promove a consciência preservacionista

O Projeto Cantando Com a Natureza teve sua primeira edição na Escola Jessé Santiago e, segundo avaliação da diretora da unidade, Ana Meire, “foi um trabalho maravilhoso”. Houve intenso engajamento da comunidade escolar e todos atuaram fortemente para ajudar as crianças a compreenderem melhor a questão ambiental. A Escola Jessé Santiago atende 196 crianças de até cinco anos, que cantaram e tocaram instrumentos construídos com materiais recicláveis –tudo o que eles aprenderam no Projeto Cantando com a Natureza. “Os ritmos que eles aprendem tocando instrumentos de material reciclável são o maculelê, samba, injexá e baião”, informou Nara Neiva, mobilizadora cultural da Semeia. Juntas, as crianças formam a Ecobandinha e se apresentam para pais e professores.

Assessoria PMRB