Poronga

    Largada 

    O PSB anuncia hoje (14), na convenção de Rio Branco, o nome da prefeita Socorro Neri (PSB) como candidata à reeleição no pleito rumo à prefeitura de Rio Branco. O evento político, que terá retransmissões nas redes sociais,  começará às 18 horas.

    Cenário 

    O ato também referendará o nome do advogado  Eduardo Ribeiro, do PDT, como candidato a vice-prefeito. PSB e PDT  fazem parte da aliança “União por Rio Branco”.

    Programa 

    No último sábado (11), a pré-candidata anunciou que sua equipe e a do partido concluíram a rodada de plenárias virtuais da construção do plano de governo. A construção foi suprapartidária.

    Prego batido, ponta virada! 

    Ainda sobre a coligação de Neri, hoje o deputado estadual Edvaldo Magalhães, uma das lideranças do PCdoB no Acre, disse que o Partido apoiará a prefeita Socorro Neri, como sempre fez o na Câmara Municipal, durante todo o mandato da governante. Para ele, não há o que polemizar quanto a isso, o PCdoB “sempre foi parceiro da gestão”.

    Tudo como dantes!

    “O PCdoB segue na base de apoio à prefeita Socorro Neri na Câmara, como sempre estivemos, e vamos seguir com ela rumo à reeleição. Sempre estivemos na base de apoio da prefeita na Câmara. O que é natural a nossa permanência. Estranho seria se fosse rompimento. Nada de extraordinário”, diz Edvaldo Magalhães.

    Parceria 

    A ex-deputada federal Antônia Lúcia (PL) será apresentada oficialmente como a pré-candidata a vice de Roberto Duarte (MDB), pré-candidato a prefeito de Rio Branco. O ato de apresentação terá lugar na noite desta segunda-feira, 14, durante Convenção do MDB que será realizada no Ginásio do Colégio Meta, a partir das 18h.

    Imagem2

    Performance

    O emedebista André Maia (MDB) é o preferido na corrida para a Prefeitura de Senador Guiomard, no interior do Acre, e estaria reeleito se a eleição fosse hoje. Maia tenta a reeleição e tem logo atrás, em segundo, o presidente da Câmara Municipal, vereador Gilson da Funerária (Solidariedade), o maior inimigo político do emedebista.

    Fonte

    O levantamento, registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE/AC) sob o número AC-09265/2020, foi realizada no dia 06 de setembro pela Delta Agência de Pesquisa, a pedido do portal Notícias da Hora. A margem de erro é de 5,6%. Foram ouvidas 300 pessoas e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

    Números 

    No cenário espontâneo, André Maia emplacou 19,67%, e foi o mais citado pela população de Senador Guiomard. Na sequência aparece Gilson da Funerária, com 14,33%. Em terceiro lugar, empatadas, as duas mulheres da disputa surpreendem: Branca Menezes (PSDB), ex-vice-prefeita da cidade, e Rosana Gomes (Progressistas), ex-secretária de saúde somam, cada uma, 9% das intenções.

    Mais opções

    O levantamento também registrou eleitores de João Carvalho (PSL), que têm 1,67% das intenções de voto dos entrevistados. Outros nomes somam 1% das citações. O ex-prefeito James Gomes pontuou 0,67%. O Coleguinha marcou 0,33%. Brancos ou Nulos somam 4%. Não sabe ou não respondeu marcam 41,33%.

    Céu de brigadeiro 

    Já no induzido, o cenário é ainda melhor para André Maia. O atual prefeito de Senador Guiomard soma até 26,67% das intenções de voto quando colocado no páreo com o vereador Gilson da Funerária (23,67%) e Rosana Gomes (17,33%). Brancos ou Nulos somam 10,67%, e os que não sabem ou não quiseram responder, chegam a 21,67%.

    Simulação 

    Noutro cenário, desta vez incluindo João Carvalho, Maia segue na frente com 25,33%. Funerária pontua com 21,33%; Branca Menezes marca 17%; Rosana Gomes tem 15%; Carvalho chega a 2,67%; Brancos e Nulos chegam a 6,33%, e os indecisos ou que não quiseram responder marcam 12,33%.

    Outro cenário 

    Num cenário sem Rosana, André Maia também pontua em primeiro na pesquisa, com 28,33% das intenções. Funerária marca logo atrás registrando 23,67%, e Branca chega à 17,67%. Brancos e Nulos são 9,67%. Já os indecisos ou que não quiseram responder marcam 20, 67%. Este último ponto, inclusive, é um dos maiores de todos os cenários.

    Vítima 

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, está com covid-19.  Ele procurou atendimento médico no Rio de Janeiro nesta segunda-feira após elevação na temperatura corporal. Segundo a assessoria de comunicação do STF, o ministro passa bem.

    Ambiente 

    Fux ficará isolado nos próximos dez dias. Mas, como as sessões do STF estão funcionando por videoconferência em razão da pandemia, ele pretende conduzir a reunião do plenário de quarta-feira. Ainda de acordo com a assessoria de comunicação da Corte, a suspeita é de que ele tenha contraído o vírus em um almoço de família no último sábado.

    Datas

    Fux tomou posse na última quinta-feira, dia 10. No discurso, defendeu a  harmonia entre Poderes sem ‘subserviência’. Devido à pandemia a cerimônia foi restrita a algumas autoridades e familiares do ministro, não houve cumprimentos no tribunal, ou recepção posterior, como é a praxe em outros anos.

    Convivas

    Entre as autoridades, estavam presentes fisicamente no plenário o presidente Jair Bolsonaro, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ); o procurador-geral da República, Augusto Aras; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz; e alguns ministros do STF.

    Calendário 

    Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são necessários em média de cinco a seis dias a partir da infecção para apresentar os sintomas. Tanto o almoço de família, no sábado, como a a cerimônia de posse dele na presidência do STF, ocorrida na quinta-feira, ocorreram há menos tempo.

    Image
    Image
    Image

    logo news2