Poronga

    Ação necessária

    O Governador Gladson Cameli, numa larga parceria com a Prefeita  Socorro Neri (PSB) e participação decisiva do deputado federal Alan Rick (DEM), se prepara para consolidar um marco histórico na mobilidade urbana na capital.  Intervenções serão feitas na região central da cidade, desde a confluência da avenida Ceará com as ruas Floriano Peixoto e José de Melo até a 4ª ponte sobre o rio Acre, totalizando 1,7 quilômetro de extensão. As obras trarão mais segurança a pedestres e motoristas, fluidez e modernização do trânsito em uma das áreas mais movimentadas da cidade.

    Fluidez 

    Rio Branco terá seu primeiro grande viaduto no encontro das avenidas Ceará e Getúlio Vargas, duas das mais importantes vias que ligam diversos bairros ao Centro de Rio Branco. Considerado um ponto crítico, devido aos constantes congestionamentos, a passagem de nível colocará fim a necessidades de semáforos e amenizará o fluxo de veículos no local.

    Faixa exclusiva 

    O projeto abrange ainda a criação de corredores para ônibus na avenida Ceará, beneficiando 47 linhas que passam pela parte central. Ao todo, a faixa exclusiva terá 1 quilômetro de extensão. Serão 660 metros no sentido centro-bairro e 340 metros na direção bairro-centro.

    Mudanças necessárias 

    Ontem o governador Gladson Cameli percorreu todo o perímetro contemplado com as benfeitorias. Ele enfatizou que a capital cresceu muito nos últimos anos e necessita de soluções para as próximas décadas. “A frota de veículos da nossa capital não para de crescer e o poder público precisa dar as respostas no que se diz respeito a melhoria das nossas ruas e avenidas”, enfatiza o governador.

    Louvável 

    Os recursos para a edificação da obra já está garantido. São R$ 20 milhões destinados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick. Nos próximos 60 dias, os projetos de topografia, estudo de tráfego e de engenharia serão finalizados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Regional (Sedur). A expectativa é que o processo licitatório seja concluído no início de 2021. Já o prazo para execução dos serviços é estimado em 18 meses.

    Resultados 

    Falando sobre a importante ação do seu mandato, o deputado Alan Rick registrou contentamento com o desenrolar das parcerias: “Fico muito feliz de poder ajudar o governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco na realização de uma obra tão importante no centro da cidade. Nos próximos anos, estaremos alocando, pelo menos, mais R$ 60 milhões para que mais obras de mobilidade urbana sejam realizadas”, afirmou o deputado.


    Imagem2

    Óbito 

    Faleceu ontem a noite, quinta-feira (3), o ex-deputado Alércio Dias, vítima de complicações de trombose no intestino. Ele estava Internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Santa Juliana desde a última terça-feira (1).

    Exéquias 

    Segundo familiares, o pecuarista veio a óbito por volta das 18h. O velório ocorre desde ontem no hall da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac). O enterro está programado para às 15h desta sexta-feira (4), no cemitério Morada da Paz.

    Breve curriculum 

    Alércio tem um vasto currículo na vida pública acreana. Já na década de 70 participou do governo de Joaquim Macedo na condição de presidente da antiga estatal Eletroacre. Foi eleito deputado federal pelo PDS, em 1982. Em 1988 foi candidato e derrotado na disputa pela prefeitura de Rio Branco em. Após, diretor financeiro da Teleacre. Em 1994, já filiado ao PFL, foi eleito deputado estadual, licenciando-se do mandato para ocupar a Secretaria de Educação no governo Orleir Cameli. Também integrou o governo de Gladson Cameli. 

    Largada

    Hoje a coordenação de campanha para a reeleição  da prefeita Socorro Neri (PSB) promoverá a 6ª Reunião Temática do Plano de Governo 2021-2024. Os tópicos a serem debatidos serão Planejamento Urbano e Habitação; Mobilidade e Transporte Público; Cidade Inteligente; Tecnologia da Informação e Comunicação e ainda Engajamento da Sociedade. O evento será virtual, com início às 18:30 hs. A coordenação disponibiliza aos interessados no debate link para acesso a plenária. 

    Alento 

    A revista The Lancet, líder internacional no setor científico, publicou os resultados das duas primeiras fases dos ensaios clínicos para a vacina russa Sputnik V, contra a Covid-19. O artigo responde às críticas estrangeiras e fornece clareza há muito esperada: o desenvolvimento dos cientistas russos, que acabou por ser a primeira vacina contra o coronavírus registrada no mundo, não é apenas eficaz, mas também segura.

    Debates

    O The Lancet publicou os resultados das duas primeiras etapas dos ensaios clínicos e, de acordo com os desenvolvedores da vacina do Centro Gamaleya, este será o primeiro passo para uma série de publicações sobre a vacina Sputnik V em revistas científicas.

    Segurança comprovada

    A segurança da vacina Sputnik V é uma das principais conclusões citadas no artigo da revista científica. De acordo com os resultados dos ensaios clínicos de primeiro e segundo estágios, os cientistas não encontraram nenhum efeito adverso sério da vacina em nenhum dos critérios avaliados. Nem todas as vacinas candidatas podem se orgulhar de tais resultados, algumas observaram até 25% de efeitos adversos graves.

    Fora da disputa

    O ex-prefeito de Tarauacá, Rodrigo Damasceno, desistiu de ser candidato a prefeito do município pela legenda do PSDB. Damasceno encabeçava uma coligação com o PCdoB, PT e PSB, mas, de última hora,  declinou da disputa. Rodrigo alega problemas pessoais para abdicar da peleja eleitoral. O anúncio da desistência foi feito nesta sexta-feira (4) pelo próprio Rodrigo, em sua página no Facebook.

    Empecilhos 

    Envolto em problemas conjugais, Rodrigo Damasceno está impedido de ver os filhos, conforme decisão judicial. Damasceno foi acusado pela esposa Úrsula Prado por crime de injúria e violência doméstica. Provocada, a Justiça deferiu medida protetiva favorável a esposa,  posto que recentemente quebrou celulares e aparelhos eletroeletrônicos do lar que dividia com a cônjuge. 

    Drama 

    No nota que lançou no face, Damasceno foi explicito sobre o problema familiar que vivencia: “Nesse momento tenho que focar em reestruturar minha família e reconquistar o direito de seguir perto dos meus filhos. Principalmente do Bernardo que precisa de uma atenção e presença minha maior”.

    Visão

    Sobre o viés político, Damasceno fez deitou mensagem: “Sobre o convite que recebi dos partidos político, que compõem a Frente que fundamos ‘Todos por Tarauacá’ para ser o candidato a prefeito, gostaria aqui de agradecer de todo o coração. Entendo que nesse momento não estou em condições ideais para enfrentar a altura, o desafio de ser candidato e futuramente estar como gestor em um desafio tão grande que se avizinha. O difícil não é ganhar, mas sim administrar nas atuais condições”.

    Image
    Image
    Image

    logo news2