Política

    Socorro Neri lança programa para atender produtores rurais

    A prefeita Socorro Neri lançou nesta sexta-feira, 22, o programa Cuidando de Quem Produz que durante todo o dia ofereceu atendimento médico a produtores e produtoras rurais nos Mercados Municipais Elias Mansour e Aziz Abucater.

    O programa é ação conjunta entre as Secretaria Municipais de Saúde (Semsa) e Agricultura Familiar e Desenvolvimento Econômico (Safra). Verificação de pressão arterial, teste de glicemia, PCCU, testes rápidos, teste para verificar possibilidade de câncer de próstata, distribuição de medicamentos e orientações de saúde estão entre as ações disponibilizadas.

    “Como parte das ações do Outubro Rosa e Novembro Azul, nós criamos programas para levar atendimentos em saúde para locais e categorias profissionais que não tempo, pela correria do trabalho, de buscar uma unidade básica de saúde. A nossa intenção é tornar essas ações permanentes durante a minha gestão, elas nos aproximam de quem mais precisa”, disse a prefeita.

    O produtor rural Laurimar Gomes é morador do Ramal Mutum e trabalha no Mercado Elias Mansour, quando soube que diversos serviços de saúde estariam disponíveis no local não perdeu tempo. “Eu vim trabalhar e vi que poderia fazer vários exames aqui mesmo. Tô aproveitando para fazer o exame de próstata porque eu tenho mais de 40 anos e nunca fiz. Meu pai teve essa doença então tô aproveitando. O melhor de tudo é que é sem demora”.

    Aos 73 anos, dona Maria da Costa, moradora do Seringal Bagaço, disse que nem sempre é fácil conciliar o trabalho com a procura por atendimento nas unidades de saúde. “Eu fico muito feliz porque nos postos nem sempre é com a rapidez que a gente quer. Eu já aferi a minha pressão, fiz teste de diabetes e agora tô em busca de tomar a vacina contra a hepatite”, destacou.

    A Prefeitura de Rio Branco deve realizar outro grande atendimento, como parte do programa, no dia 29 de novembro, na Central de Abastecimento de Rio Branco (Ceasa). A expectativa é atender o maior número de produtores rurais do Cinturão Verde da capital.

    Antes de acompanhar as ações do Cuidando de Quem Produz, a prefeita Socorro Neri aproveitou para inspecionar as obras de reforma do Mercado Aziz Abucater e conversou com os comerciantes da região. “É sempre bom porque assim a gente pode dar orientações, fazer cobranças, olhar um aspecto ou outro que não está muito ajustado. Mas o trabalho está caminhando conforme o cronograma e muito em breve parte dos permissionários e lojistas vão poder ocupar as novas lojas. Vamos entregar um espaço muito melhorado, agradável para quem trabalha e para quem busca aqui os produtos de qualidade da nossa agricultura familiar”, finalizou.

    Image
    Image