Política

Política

Líder do Governo avisa que reforma no Acreprevidência vai gerar protesto

Em entrevista nesta terça-feira, 5, o deputado Gehlen Diniz (PP), líder do Governo na Aleac, esclareceu que a reforma da previdência estadual vai seguir o modelo do Governo Federal e, portanto, está passível de levantar protestos.

O projeto de lei que reformula o Instituto de Previdência do Estado do Acre (Acreprevidência) deu entrada hoje para apreciação dos deputados.

“O governador Gladson Cameli não criou este problema, foi uma herança dos governos anteriores. Atualmente o Governo tem que desembolsar R$ 600 milhões por ano para pagar pensões e aposentadorias, um dinheiro que era para estar sendo investido em melhorias para a população”, argumentou Gehlen.

De acordo com o parlamentar, se a reforma fosse aprovada hoje, ainda assim o governo teria que continuar desembolsando, mas o rombo não cresceria. “Caso a reforma seja rejeitada, ao final do governo de Gladson a dívida estará em R$ 1 bilhão anual. Trata-se de uma reforma que vai apenas estancar a despesa”, ilustrou o deputado. Na prática, segundo ele, o único efeito colateral será o aumento da idade para aposentadoria. “Os servidores terão que trabalhar por mais tempo e deixar de se aposentar tão cedo”, comentou.

Mudanças na equipe

Em relação às mudanças na equipe do governo que estão sendo discutidas, o líder de Gladson disse considerar normal. “Não me espantam as substituições, pois desde o começo o governador deixou claro que ninguém tem cadeira cativa. Aquela cadeira que não estiver correspondendo à expectativa, não estiver prestando um serviço à contento para a população, será substituída. Não é a primeira vez e, no futuro, se houver necessidade poderá haver mais substituições”, afirmou Gehlen.

O parlamentar afirmou que Gladson tem uma excelente equipe de secretários, destacando o trabalho do secretário de Segurança Pública, Paulo Cezar. Gehlen também citou o Detran como um modelo de gestão eficiente.

“Eu sempre digo e não canso de elogiar a Secretaria de Segurança Pública. Ainda não é o ideal, mas melhorou bastante em relação ao passado, parabéns ao secretário Paulo Cezar. Temos muitas pastas produtivas algumas desempenhando mais do que o esperado. O Detran é outro exemplo de eficiência. Mas, algumas que não estão correspondendo, o governador vai substituir”, comentou Gehlen.


gow banner p20