Política

Política

Aberta reunião do Parlamento Amazônico que busca mais espaço para aviação regional

Com a presença de deputados dos nove estados que compõem a Amazônia Legal, o presidente da Aleac, Nicolau Júnior, abriu nesta quinta-feira a XIII Reunião Estendida do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico.

O evento, realizado no plenário da Aleac, teve como tema de debates o fortalecimento da Aviação Civil na região.

“O que motiva esse encontro é a aspiração de realizar uma ampla discussão sobre incentivar a aviação regional visando movimentar aeroportos de menor escala, que muitas vezes só podem ser atendidos por aeronaves de médio e pequeno porte”, destacou Nicolau em seu pronunciamento.

O evento reúne representante das Assembleias Legislativas do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O colegiado é presidido pelo professor e deputado estadual do Amazonas, Sinésio Campos, que participou da mesa de honra, juntamente com o presidente da União Estadual dos Legisladores e Legislativos Estaduais, deputado Kennedy Nunes, de Santa Catarina.

Aeroportos

Nicolau Júnior lembrou que a Amazônia é a região do Brasil com mais localidades de difícil acesso, nas quais a única alternativa distinta do transporte aéreo, são embarcações fluviais em condições precárias, usadas em viagens que chegam a durar dias. “A regularização dos aeroportos, no seio da Amazônia, representa um anseio muito esperado da população a que nós parlamentares, representamos”, observou.

Nicolau manifestou sua alegria pela escolha do Acre para sediar o evento, ressaltando que a luta em defesa da Amazônia é o que une os estados da região, principalmente, no que se refere ao desenvolvimento sustentável, com geração de produção, trabalho, emprego, renda, e outras melhorias.

“Esse intercâmbio de informações é essencial para que possamos traçar estratégias que contribuam com a soluções dos problemas e com o desenvolvimento dos Estados que compõem a Amazônia Legal. Que possamos sair daqui com novas propostas e ações”, concluiu o presidente.


gow banner p20