Política

Política

Gestores reconhecem que Socorro Neri tem garantido avanços na educação

Os avanços conquistados na gestão da prefeita Socorro Neri para a educação de Rio Branco estão sendo reconhecidos pelos profissionais da área,

especialmente os gestores das escolas da rede municipal que, diariamente, lidam com os desafios de administrar num contexto de crise financeira e diminuição crescente de verbas federais para o ensino público.

Na contramão deste arrocho, por decisão da prefeita Socorro Neri, a Prefeitura de Rio Branco tem empreendido ações e medidas necessárias para garantir a qualidade do ensino para os alunos atendidos na rede municipal de educação. Além de ter publicado edital para o preenchimento de 550 vagas efetivas para o quadro da Secretaria Municipal de Educação, a atual gestão está aumentando anualmente os investimentos financeiros na melhoria da infraestrutura das escolas e da merenda escolar.

“O concurso convocado pela prefeita Socorro Neri é um resgate da dignidade do professor e da carreira. Pois, agora além de ir para o seu merecido descanso de final de ano com seu salário garantido, estes profissionais vão poder ter um formação permanente e continuada. Tem ainda o prêmio de valorização, o PEC, e ainda o programa de investimentos na recuperação e manutenção das escolas que de R$ 3,5 milhões em 2019 passará para R$ 6,5 milhões em 2020, incluindo um plano de combate a incêndio e pânico para garantir maior proteção das crianças nas escolas.”, informou o secretário municipal de Educação, Moisés Diniz.

O presidente do Colegiado de Diretores das Escolas Públicas do Acre (CODEP), Valquirio Firmino, também diretor da Escola de Educação Infantil Sheila Nasserala, no bairro Tangará e que atende 246 crianças na pré-escola, destacou a sensibilidade da prefeita Socorro Neri com as demandas da educação.

“A gente percebe o esforço da professora e prefeita que, na medida do possível, mesmo com dificuldades financeiras, tem realizado os investimentos e as melhoria em algumas áreas importantes da educação e também a promoção de eventos que valorizam os professores, os gestores das escolas bem como de todos que trabalham na área educacional. Ela, por ser um educadora, tem essa sensibilidade voltada para a educação e nós, enquanto representante do colegiado, estamos sempre conversando, dialogando, colocando as demandas e ela está sempre disponível a nos ouvir e atender dentro das possibilidades”, afirmou.

Já a gestora Fernanda Sales avaliou como positivo o apoio recebido diretamente nas escolas como é o caso do Centro de Educação Infantil Olindina Bezerra da Costa, localizado no Loteamento Jenipapo, no bairro Apolônio Sales, que atende 275 crianças da creche a pré-escola com idades entre 02 e 05 anos.

“A avaliação que faço é que a gestão da prefeita Socorro Neri tem sido de excelência. Ela tem demonstrado uma preocupação muito grande tanto com as crianças, quanto com os funcionários e também com a comunidade. Temos atenção no sentido de termos as condições necessárias para garantir a qualidade do nosso trabalho, e para isso os investimentos tem sido feitos e temos uma prefeita muito atenciosa e preocupada em promover o melhor.”, disse.

Janaína Brito, gestora da Escola de Ensino Fundamental Anice Dib Jatene, no bairro Manoel Julião, com 730 alunos do 1º ao 5º ano, lembrou do empenho da gestão da prefeita Socorro Neri em garantir aos alunos condições adequadas ao processo ensino-aprendizagem, entre as quais merenda escolar de qualidade.

“Tem sido muito positiva a evolução que vemos na questão do atendimento às nossas demandas por melhor qualidade nas escolas. Isso é tanto na recuperação, na manutenção e na limpeza das escolas quanto na merenda escolar, no material pedagógico tem acontecido a contento. Acredito também que pelo fato de a prefeita ser professora e por ser mulher é evidente seu olhar diferenciado para a educação.”, concluiu.


gow banner p20