Operação de limpeza retira cerca de 28 toneladas de entulhos em igarapé da capital

Entulhos foram recolhidos do Igarapé Almoço, no Recanto dos Buritis – Foto: Divulgação/Prefeitura de Rio Branco

Cerca de 28 toneladas de entulhos foram retiradas do Igarapé Almoço, no bairro Recanto dos Buritis, região do Segundo Distrito de Rio Branco, durante o início da Operação de Inverno.

A ação iniciou na última segunda-feira (3) para limpar bairros, avenidas e igarapés da cidade durante o período chuvoso.

Os trabalhos são feitos por servidores da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos de Rio Branco (Semsur), da Empresa de Urbanização de Rio Branco (Emurb), Corpo de Bombeiros do Acre, Defesa Civil, secretarias de Obras Públicas do Acre (Seop) e de Meio Ambiente (Semeia). Homens do Exército Brasileiro também participam da ação.

O coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, coronel George Santos, contou ao G1 que as equipes de limpeza retiraram garrafas pet, carcaças de carros, de fogão, bicicletas e móveis. A retirada dos resíduos ocorreu entre a segunda e sexta-feira (7).

“A operação tem duas vertentes. Uma é do trabalho de drenagem e a outra é de limpeza dos córregos. Estamos dando ênfase nesses dias no Igarapé Almoço com a Semsur e Corpo de Bombeiros. Em um percurso de 500 metros que percorremos conseguimos retirar nove caçambas de entulhos. O total dá entre 27 a 28 toneladas de entulho”, complementou.

Santos falou que após o trabalho no igarapé, as equipes devem seguir para outros mananciais como Judia e Batista. Esta semana os trabalhadores reiniciaram a limpeza no Igarapé Almoço

“Grande parte desse resíduo sólido estava depositado nas ruas, e a com o início das chuvas a rede de drenagem absorveu e levou. Uma parte joga direto no igarapé. As pessoas jogam garrafas pet e, sobremaneira, isso influencia no nível do igarapé. Garrafa pet é plástico e impede a passagem da água”, ressaltou.

Portal G1/AC