Saúde

    Prata da Casa: Dr. Marlon Holanda e equipe retiram tumor de 20 quilos do abdômen de paciente, no Hospital do Juruá 

    Equipe do Dr. Marlon Holanda realizou cirurgia de alta complexidade e retirou tumor de 20 quilos que ocupava o abdômen da paciente que se recupera bem

    No retorno ao trabalho das cirurgias no Hospital Regional do Juruá, que atenderão, por enquanto, apenas urgência e emergência, os médicos, Dr. Marlon Holanda, cirurgião-geral e seus assistentes, Dr. Délcio Damasceno, anestesista e Dr. Billy Rodrigues, ginecologista, retiraram, na manhã desta quinta-feira (10), um tumor de 20 quilos da barriga de uma paciente.

    A paciente, que mora em Cruzeiro do Sul, é uma jovem de 25 anos que não tem filhos e se queixou que sua barriga estava crescendo de uns três meses para cá. Foi realizada uma tomografia e identificado um tumor gigante de cerca de 20 quilos que estava tomando todo o seu abdômen.

    “Foi uma cirurgia tranquila e rápida, não teve nenhuma intercorrência ou sangramento, nem lesão durante o procedimento.  Ela foi operada por mim, pelo anestesista, Dr. Delson, e pelo ginecologista, Dr. Billy. Conseguimos tirar o tumor, a paciente está tendo uma boa recuperação e provavelmente amanhã já estará de alta e vai poder trabalhar em pouco tempo”, disse

    Dr. Marlon Holanda relata ser um caso de alta complexidade pelo tamanho muito grande do tumor que ocupava todo o abdômen da paciente e ter várias estruturas – vasos e intestino – grudadas ao tumor, que precisaram ser dissecadas e retiradas com muito cuidado para evitar lesões.

    “Fizemos o procedimento aqui no Hospital do Juruá que dispões de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) equipada e com profissionais para onde, caso necessário, a paciente seria encaminhada. Mas, graças a Deus, ocorreu tudo sem problemas, ela está na enfermaria e se recupera muito bem”, afirma.

    Dr. Marlon Holanda é cirurgião-geral, cruzeirense que fez sua faculdade de Medicina em Manaus, retornou para Rio Branco onde realizou sua residência em Cirurgia Geral em 2009 e 2010. Desde 2011 presta seus serviços no Hospital Regional do Juruá e na Maternidade de Cruzeiro do Sul.

    Atualmente Dr. Marlon Holanda é o Diretor Clínico do Hospital Regional do Juruá. Ele também fez Mestrado pela Faculdade de Medicina do ABC, em Santo André, São Paulo e agora está concluindo uma especialização em Endoscopia Digestiva Alta, em Goiânia.

    O cirurgião-geral avalia que para o sucesso de uma cirurgia, principalmente tão complexa como a realizada, é muito importante ter uma equipe de profissionais afinada e que já opere há muito tempo, junto com os demais, instrumentadores e técnicos de Enfermagem.

    “No Hospital do Juruá temos excelentes profissionais, o Dr. Délcio, que é cruzeirense e o anestesista que trabalha na unidade e na Maternidade e também o Dr. Billy, ginecologista, filho de Mâncio Lima e um ótimo profissional. Além da estrutura hospitalar de qualidade para o sucesso da cirurgia é preciso uma equipe afinada’, conclui.

    Image
    Image
    Image

    logo news2