Saúde

    Como a aromaterapia pode ajudar a acalmar em tempos de quarentena

    A enfermeira e terapeuta integrativa Valeria Teixeira observou que o isolamento social, nesse período de pandemia tem contribuído para o aumento de crises de ansiedade, estresse, alteração no padrão de sono e irritabilidade. Esse desequilíbrio pode colaborar para a diminuição da produtividade assim como da imunidade. Ela faz uso da Aromaterapia, que é uma técnica natural, que utiliza o aroma e as partículas liberadas pelos Óleos essenciais, para estimular diferentes partes do cérebro, ajudando a aliviar os sintomas, proporcionando ainda um ambiente mais agradável e acolhedor.

    aromas 004Enfermeira Valéria Teixeira, terapeuta integrativa - Fotos/Cedidas

    Os óleos essenciais possuem componentes químicos que atuam no corpo físico, na parte mental e emocional das pessoas, representam a quintessência das plantas, portanto o suprassumo de cada uma delas. Dependendo do tipo de óleo, sua forma de extração, local de produção, são fatores importantes para a qualidade de um bom óleo essencial. Não é apenas um cheiro gostoso, é um cuidado especial que se proporciona, de forma natural, e quem opta por esse cuidado, ganha os efeitos terapêuticos que podem incluir atividades sobre o sistema nervoso, cardiovascular, digestivo e pulmonar.

    Estudos comprovam que o óleo essencial de lavanda por exemplo tem potencial tranquilizante, podendo ser utilizado nos casos de insônia e irritabilidade. Quando inalada a lavanda mostrou ser capaz de aumentar a liberação de melatonina, hormônio que auxilia no sono. Além da lavanda, existem diversos outros óleos que possuem efeito no combate à ansiedade, como bergamota e laranja doce, porém vale ressaltar que existem também as maneiras adequadas de utilização, devem ser usados com cuidado, e sempre  sob a orientação de um aromaterapeuta.

    O uso dos óleos essenciais  eleva o padrão vibratório e energético. A partir da anamnese (avaliação)  realizada pelo aromaterapeuta, pode-se fazer a  indicação de que tipo de óleo ou Sinergia (composição de dois ou mais óleos) é ideal para cada pessoa, considerando sua condição de saúde, hábitos, o que é e extremamente importante. O terapeuta  poderá atuar de forma a esclarecer e conscientizar dos benefícios do uso da aromaterapia, estabelecendo  uma relação de confiança para o progresso do tratamento e/ou indicações de outros tipos de tratamento.

    Para maiores informações contato 992229676

    Siga no Instagram @_essencialmente_aromaterapia

    aromas 002

    aromas 003

    Image
    Image
    Image