Saúde

    Com maior taxa de contaminação por Covid-19, Cruzeiro do Sul também enfrenta surto de dengue

    Cidade registrou, nos cinco primeiros meses deste ano, 2.125 casos da doença, informou a Vigilância Entomológica. Cidade está sem testes rápidos para Covid-19

    Com a maior taxa de contaminação em casos de Covid-19, 164 a cada 10 mil habitantes, o município de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, também enfrenta um surto de dengue e já registrou, nos cinco primeiros meses deste ano, 2.125 casos da doença, segundo informações da Vigilância Entomológica.

    O coordenador de Vigilância Entomológica do município, Leonísio Messias, disse que no período de janeiro a maio de 2019 foram registrados 244 casos. Já neste ano foram 2.125 , ou seja, 1.881 casos a mais. O valor é de 870% maior comparando os dois períodos.

    “Tivemos uma proporção de acréscimo na quantidade de casos comparando esse período do ano de 2019 e 2020, um crescimento bem grande, mas, as ações estão sendo realizadas. As visitas domiciliares, os agentes estão em campo fazendo a visita, orientando a população, eliminando os pequenos criadouros nos quintais”, informou.

    O coordenador ainda disse que as ações de combate à doença estão realizadas como borrifação nas regiões que têm casos notificados de dengue e também as visitas domiciliares.

    “É muito importante que a população esteja colaborando, ainda mais nesse momento que vivemos uma pandemia por coronavírus e os sintomas são muito parecidos com os de dengue e malária, então nós pedimos a maior colaboração possível da população para estar liquidando a doença, cuidando dos quintais e dos tanques para que o mosquito não venha nascer”, pontuou.

    Casos de malária

    Os números de casos de malária também registraram um aumento no município, comparando os meses de janeiro a abril do ano passado, com o mesmo período deste ano. Em 2019, foram 2.031 casos da doença no município, já em 2020 o registro é de 2.053. Ao todo são 22 casos a mais.

    “Também nos preocupa esse acréscimo, então pedimos a colaboração da população, que siga as orientações dos agentes. E as ações estão sendo realizadas no combate á malária e para apresentar redução do número de casos”, concluiu.

    Covid-19 em Cruzeiro do Sul

    Com uma população de mais de 80 mil pessoas, Cruzeiro do Sul já registrou 1.456 casos da doença, até esta terça-feira (9), conforme boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre). 21 pessoas morreram vítimas da Covid-19 no município.

    A secretária de Saúde, Juliana Pereira, informou que os testes rápidos acabaram na última segunda-feira (8), mas que o atendimento médico continua sendo feito nas unidades de saúde de referência.

    “Estamos enfrentando dificuldades como todos os municípios. Nós temos profissionais que estão adoecendo, os nossos testes rápidos acabaram, só recebemos até o momento a quantidade de 4.360 testes”, disse a secretária que informou que o município está tentando fazer a compra de um novo lote.

    Image
    Image
    Image

    logo news2