Saúde

    Acre recebeu 170 ventiladores pulmonares para tratamento de pacientes com Covid-19

    Equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde durante a pandemia. Do total, 70 foram direcionados ao estado e outros 100 divididosentre os municípios acreanos

    Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Acre já recebeu 170 ventiladores pulmonares do Ministério da Saúde para auxiliar no atendimento aos pacientes com Covid-19 no estado.

    Conforme o Ministério da Saúde, desse total de equipamentos enviados para o Acre até o último dia 21 de julho, 70 foram para a Secretaria de Estado de Saúde e outros 100 para serem distribuídos aos municípios acreanos.

    Em todo país, o governo federal entregou mais de 8,4 mil equipamentos. A compra e distribuição dos ventiladores pulmonares faz parte do apoio estratégico do governo no atendimento aos estados durante a pandemia.

    A distribuição dos ventiladores pulmonares para os municípios e unidades de saúde, segundo o Ministério da Saúde, é de responsabilidade de cada estado, conforme planejamento local.

    Porém, segundo o secretário de Saúde do Acre, Alysson Bestene, o estado recebeu os 70 respiradores, mas a quantidade direcionada aos municípios não é de conhecimento da gestão estadual.

    “Os dos municípios vão direto para os municípios, não chega para a gente. O Ministério mandou 70 respiradores fixos para o estado e 70 respiradores de transporte para o município de Rio Branco. Desses, a gestão do município entregou 68 para o estado e ficou com dois. No Juruá, foram recebidos 10 respiradores e oito foram cedidos para o estado, o restante ficou com eles. O restante eu não recebi informação ainda de nenhum município, se vieram foi passado direto para eles”, disse Bestene.

    O secretário afirmou ainda que com a quantidade de respiradores, o estado tem a capacidade de ampliação de mais dez leitos de UTI, caso haja necessidade. Atualmente, o Acre conta com 68 leitos de UTI, sendo a maioria em Rio Branco.

    Outros equipamentos

    No início deste mês, o Acre recebeu 50 ventiladores pulmonares para o tratamento de pacientes graves internados com a Covid-19. A aquisição fez parte de parceria com as Nações Unidas com o Ministério Público do Trabalho e o Governo do Acre.

    A Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) informou que 16 dos aparelhos foram comprados pelo governo e 34 doados pelo Ministério Público do Trabalho.

    Do total recebido, o Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) vai ficar com 15 aparelhos. Outros 15 serão para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into).

    Os 20 aparelhos restantes serão distribuídos no interior, sendo 15 para a região do Juruá e cinco para o hospital de Brasileia.

    Image
    Image
    Image