..::data e hora::.. 00:00:00

Educação

Policial penal faz palestras para jovens infratores e doa livros de sua autoria para bibliotecas do ISE

O policial penal José Janes Gomes da Silva, conhecido como Janes Peteca, vai realizar palestras em todas as unidades do Instituto Socioeducativo do Acre (Ise) e doar para cada uma delas três exemplares de seu livro “Nós das Margens – Diário de um submundo”, onde relata sua experiência como menino de rua até ser alfabetizado e tornar-se servidor público. As palestras foram agendadas nesta quinta-feira, 20, em reunião com o presidente do Ise, coronel Mário Cesar de Souza Freiras, e terão a participação da professora e administradora de empresas Gelle Assem. 

“Tenho certeza que podemos contribuir para com o fim da reincidência e o sucesso na reabilitação destes jovens que estão num estágio intermediário entre a vida na sociedade ou na marginalidade. Será um trabalho voluntário de formiguinha, mas que todos podem contribuir ampliando as chances de cada um deles para a volta ao convívio social e familiar”, argumenta Janes Peteca.

O coronel Mário Cesar informa que o Ise aposta em todas as iniciativas que tornam viável a recuperação dos jovens internos. “Nós temos atividades em nossos oito centros de internação, quatro deles em Rio Branco e outros quatro em Cruzeiro do Sul, Feijó, Sena Madureira e Brasiléia”, esclareceu. Uma das atividades mais conhecidas é o projeto “Som da Liberdade”, onde os adolescentes têm aulas de violão e teclado, entre outros instrumentos, de acordo com a disponibilidade de cada unidade.

Além disso, o Ise oferece lições de corte e costura, no projeto “Linha e Agulha” para as garotas internas da unidade do bairro Mocinha Magalhães e aulas práticas de cultivo de hortaliças para rapazes no programa “Plantando Sonhos”. De acordo com Mário Cesar, a ideia é proporcionar um trabalho que gere renda para sustentar o adolescente em sua saída da internação. 

Brevemente, de acordo com Mário Cesar, o Ise estará entregando um laboratório de informática para os internos no centro socioeducativo do Apolônio Sales. “Pela primeira vez eles poderão receber aulas online”, informou o presidente. Atualmente o Ise possui uma parceria com o Sebrae, que absorveu cinco adolescentes em seu quadro de estagiários e com a Eletronorte, que está prestes a receber três adolescentes em processo de seleção entre os internos.

Image
Image

logo news2