Economia

    Sipag: trabalho do Sicoob Acre com maquininha tem reconhecimento nacional do Bancoob

    O trabalho desenvolvido pela Cooperativa de Crédito e Investimentos do Acre (Sicoob Acre) na elaboração e execução da Soluções Integradas de Pagamento (Sipag), a inovadora maquininha de cartão da instituição, obteve reconhecimento nacional do Banco Cooperativo do Brasil (Bancoob). Isso porque a entidade inclui no primeiro informativo de 2020 o esforço da instituição acreana para a implantação e ampliação do recurso para pagamento de compras e parcelamentos.

    O grande destaque dado pela publicação do Bancoob é o esforço das equipes do Sicoob Acre em levar o novo meio para a Vila Evo Morales, na fronteira do Brasil com o país na cidade de Plácido de Castro. Intitulada “Superando as Fronteiras”, a matéria destaca que “os desafios enfrentados pelo Sicoob Acre para levar máquinas de cartões do Sicoob a um vilarejo na Bolívia mostram que o verdadeiro cooperativismo não tem fronteiras”. A ação no país vizinho foi feita durante 2019.

    Sipag 2

    Até a chegada das equipes da cooperativa acreana, a economia local da vila boliviana não possuía máquinas para pagamento com cartão de crédito. Todas as compras eram feitas à vista e o dinheiro arrecadado pelos comerciantes era armazenado dentro dos estabelecimentos comerciais, o que trazia grandes riscos a eles. A chegada do dispositivo eletrônico no local mudou a forma de aquisição de produtos por parte dos clientes e deu mais segurança aos proprietários das empresas.

    Distribuição de panfletos informativos, conversas com comerciantes locais, treinamento para manuseio do equipamento e outras atividades foram desenvolvidas pelos profissionais do ponto de atendimento do Sicoob Acre em Acrelândia no território boliviano. O resultado foi rápido e satisfatório, os empreendedores compraram a ideia e começaram a utilizar a Sipag poucas semanas depois do início do intenso trabalho desenvolvido pelos profissionais acreanos na vila.

    Para o presidente da Cooperativa de Crédito e Investimentos do Acre, José Generoso, a publicação de destaque no informativo do Bancoob coroa um trabalho que já foi premiado pela inovação e esforço. “O Sicoob Acre conseguiu no ano passado o Troféu Cisne Dourado ao alcançar o primeiro lugar da categoria Resultados Positivos. Agora, essa publicação reforça o esforço e compromisso que temos para fortalecer o cooperativismo no Acre e em outros países. Fico feliz”.

    Cisne Dourado

    Em março de 2019, o Sicoob Acre conquistou o Troféu Cisne Dourado ao alcançar o primeiro lugar da categoria Resultados Positivos, onde mais de 200 outras instituições que adotam o cooperativismo de crédito concorreram com outras propostas e ideias executadas em diferentes estados. A premiação foi dada pelo reconhecimento no sucesso da elaboração e execução da Soluções Integradas de Pagamento (Sipag), a inovadora maquininha de cartão da instituição.

    O diferencial do produto que levou o Sicoob Acre ao topo no Brasil é o atendimento de demandas das empresas ligadas ao setor ou que utilizam a maquineta nos empreendimentos, vantagens para os cooperado e mensalidade 60% mais baixa do que as concorrentes. Além disso, o serviço também não cobra taxas de adesão e de cobranças sobre as vendas, que no sistema é, em média, 15% mais baixa do que nos bancos. A taxa para antecipar recebíveis também é a menor do mercado.

    Sipag 3

    Image
    Image
    Image

    logo news2