Economia

Economia

Fecomércio/AC sedia reunião do Grupo de Trabalho do Turismo

O Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC sediou, na manhã de quinta-feira, 31, reunião do Grupo de Trabalho do Turismo, composto por membros da Câmara Técnica de Turismo – atividade desenvolvida no Fórum de Desenvolvimento do Acre.

A conversa teve como objetivo discutir ações que incrementem e potencializem o turismo em Rio Branco e, também, no Acre.

De acordo com o representante do Sistema Fecomércio/AC na Câmara Técnico, Egídio Garó, todas as instituições que impulsionam o turismo se fizeram presentes e, na ocasião, ficou decidido que um trabalho de mapeamento será realizado de forma incisiva.

“Todos os membros estarão concentrando esforços, de tal forma que raramente se vê no País. Queremos promover e discutir o turismo para apresentar planos de ações para os próximos períodos”, afirmou Garó, enfatizando ainda que uma provável reunião do Grupo de Trabalho do Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) deve ser feita no Acre. “Com uma equipe do Arco Norte, composta por representantes das federações do Amapá, Roraima, Amazonas, Pará e também Rondônia, que embora não faça parte do Arco Norte, possui similaridade dos problemas”, disse.

A reunião contará com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos; e do diretor da CNC, presidente do Conselho Empresarial de Turismo e presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação, Alexandre Sampaio. “Estamos articulando para receber também um representante da Sudam [Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia] e articularemos, assim, a questão da expansão da malha aérea regional. Na ocasião, também estará presente o presidente do Sistema Fecomércio/RO, Raniery Araújo Coelho”, reiterou.

Fórum Permanente de Desenvolvimento do Acre

Articulação que reúne diferentes setores da sociedade com o intuito de debater e alinhar, coletivamente, estratégias para impulsionar o desenvolvimento local, e tem suas ações estruturadas a partir de dois eixos fundamentais: a criação de um Observatório do Desenvolvimento e a construção de Rotas Estratégicas para o desenvolvimento sustentável do Acre. Integram o Fórum a FIEAC, Fecomércio, FAEAC, Federacre, Sebrae/AC, Governo do Estado do Acre, Ufac, Ifac, Embrapa, IBGE, Amac, Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Caixa Econômica Federal.

Observatório

Tem como proposta reunir informações estratégicas para o setor produtivo do Acre, avaliar o impacto de iniciativas empreendidas no estado, acompanhar o desempenho dos principais indicadores locais de desenvolvimento econômico, social e ambiental, e disponibilizar estudos sobre potencialidades e oportunidades de negócio no estado. A expectativa é de que esse trabalho contribua para a tomada de decisões, principalmente, de empresários, além de agentes públicos da esfera estadual e municipal, e da sociedade como um todo.

 


gow banner p20