Economia

Economia

A adaptação do mundo online às necessidades dos empresários

O número de lojas online existentes é cada vez maior e isto está relacionado com inúmeros fatores. Em pleno século XXI, as lógicas do mundo alteraram-se para abrir um espaço efetivo, que torna possível transformar sonhos e ideias em realidades em poucos minutos em alguns cliques. 

Levados pela ideia do sucesso ou para fugir às dinâmicas financeiras que dificultam a obtenção de empregos fixos ou de rendimentos suficientes, muitos empreendedores encontraram, no meio online, o espaço para evoluir profissionalmente.

Assim, países como o Brasil ou Portugal, assistiram a um crescimento muito grande no número de lojas online. Estes números, no entanto, não correspondem a um efetivo sucesso, havendo várias empresas digitais a falir em pouco tempo, devido às dificuldades promovidas pelas lógicas de concorrência. Estima-se que cerca de 80% destas empresas não consiga manter-se ativa por mais do que ano e meio. 

Ainda assim, o insucesso de muitas destas empresas deve-se à falta de motivação ou simplesmente ao facto de não terem dedicado atenção suficiente aos aspectos estruturais que edificam a marca. 

Hoje, para conseguir um destaque efetivo face às demais empresas, é necessário levar mais longe os aspetos relacionados com a identidade da empresa, para garantir que esta chega ao público pretendido e se consolida. 

Antigamente, conseguir fazer isto podia ser muito complexo, já que a contratação de profissionais da área criativa ficava bastante dispendioso. Ainda assim, hoje, para permitir o sucesso dos novos empresários, o próprio meio online dispõe de ferramentas para a sua loja, que permitem a criação de espaços sólidos de forma gratuita ou muito económica. 

Venha conhecer as principais ferramentas que deve utilizar caso deseje que a sua loja online tenha sucesso perante as desafiantes lógicas atuais. 

1. Geradores de nome, slogan e logotipo

Uma marca vive grandemente da forma como é vista pelo seu público. Na Internet, isto significa, basicamente, que uma marca necessita de estar rodeada de aspetos apelativos, que fortaleçam a sua identidade e o seu posicionamento face às demais. 

Uma identidade de marca forte terá sempre vários aspetos em consideração. Falamos, aqui, de nomes com personalidade, de slogans memoráveis e cativantes e de logótipos de reconhecimento simples e imediato. 

Os aspetos da identidade são textuais e visuais. Considerá-los é fundamental, já que são estes que vão servir de cartão-de-visita para a sua loja online, espelhando qual é o seu setor de atividade, quais são os seus objetivos e por que valores se rege a sua marca. 

A criatividade na escolha de todos estes elementos pode fazer a diferença entre criar uma marca que passa despercebida entre as demais ou uma que se destaca e ocupa um lugar de relevo aos olhos dos consumidores. 

Para que o sucesso esteja ancorado ao nome, ao slogan e ao logótipo, é importante que estes sejam fatores claramente distintivos. Felizmente, já não é necessário gastar muito dinheiro para o conseguir, na medida em que existem sites que fornecem as ferramentas indicadas para garantir a construção da melhor identidade para a marca, de forma acessível ou mesmo sem pagar.

2. Gestão logística através de aliados especializados

A falta de tempo é a maior inimiga que um empreendedor pode encontrar quando se lança num negócio de e-commerce. 

Em termos globais, os vários aspetos a considerar quando se cria este tipo de marca, incluem os momentos criativos, os momentos de promoção e os aspetos práticos. Apenas os dois primeiros tendem a ser muito desgastantes a nível pessoal, demorando bastante tempo e exigindo um grande investimento temporal. 

Por esta razão, muitas pessoas que gerem lojas online estão a começar a optar por soluções como o Dropshipping, que permitem reduzir a carga financeira inicial, libertando o empreendedor da compra de stock e lhe dão mais tempo para as restantes tarefas, delegando todo o processo de gestão logística para terceiros. 

Estas ferramentas de gestão logística estão atualmente acessíveis para todos e permitem que os empreendedores possam devotar mais tempo à criação de uma identidade sólida da marca e à sua promoção na Internet, nomeadamente através da criação de melhores conteúdos para o site e para as redes sociais. 

3.Medidores de tráfego e estatísticas gerais

Quando uma empresa começa a ter seguidores e o público começa a surgir, compreender os gostos e as necessidades destas pessoas torna-se fundamental. 

Dependendo do seu público, pode orientar a ação, de forma mais específica, evitando um gasto de energias dissipado pelos públicos que não seguem a página ou orientando-se para estes com estratégias novas. 

Os medidores de tráfego que encontra entre as ferramentas online permitem que saiba quantas pessoas o seguem e que conheça, também, as páginas mais visitadas, os produtos mais vistos e os que geram mais partilhas. 

Aqui, pode ainda aceder a informação como quais são as principais faixas etárias ou qual o sexo maioritário dos seus clientes.


gow banner p20