Amazônia

    Associação de Produtores de Abelhas e Emater/AC desenvolvem projeto que agrega renda e potencializa a produção dos derivados do mel

    A Associação Floresta com Abelhas, presidida pela apicultora Maria Paulino da Silva, presidente no ramal Belo Jardim,  vem, em parceria com a Emater-Acre,desenvolvendo atividades educativas e ambientais junto ás comunidades rurais sobre criação de abelhas, tendo como foco atividades de  uso sustentável dos recursos naturais.  Essas atividades estão anexando novas tecnologias aos conhecimentos tradicionais, tendo como resultado o agregamento de valores e melhoria de renda para os produtores.

    mel 001Secretário de Produção Edivan Azevedo tem trabalho reconhecido pelos apicultores

    Nesse processo produtivo rural florestal, tão importante para o desenvolvimento sustentável das famílias que vivem da Floresta, tendo como ramo adjacente as criações de abelhas e o mel como forte aliado, tanto na melhoria alimentar como na melhoria de renda, resulta a melhoria da qualidade de vida das famílias e a conseqüente melhoria do meio ambiente, vez que o entendimento repassado é que as abelhas são o futuro do planeta.

    Nesse sentido, o que mais fortalece o projeto e a possibilidade de alocar novos produtos no mercado, advindos das abelhas, diversificando, como exemplo, a propólis, a geléia real e outros, muito utilizado e importantes para a saúde da população.

    A presidente da Associação, Sra. Maria Paulino, exalta a honra de estar á frente da Associação, contando com o apoio do seu vice, Tarciso Henrique e associados, que contribuem enormemente com os trabalhos na criação das abelhas, no desenvolvimento e fornecimento de mel para o mercado consumidor e ao mesmo tempo ajudando na Preservação das abelhas e da Natureza.

    mel 002Maria Paulino da Silva, presidente da Associação Floresta com Abelhas

    Agradecimentos 

    Diante da parceria,  Maria Paulino agradece ao governo do Estado, através da Assistência Técnica da Emater/Acre,pelo  apoio que possibilitou que o projeto chegasse a esse patamar, o que serve de suporte para maiores avanços. Maria Paulino também registra que o atual secretário da Sepa , Dr. Edivan Maciel, recebeu com fidalguia a todos produtores de mel numa recente  reunião, deixando a esperança de que o órgão de Assistência Técnica do Estado dará importante ajuda  aos produtores.

    Sobre o momento atual, onde a pandemia do covid-19 impediu a plena execução do cronograma planejado pela Associação, Maria Paulino faz profissão de fé acreditando que logo que passe esse momento, a comunidade dará continuidade à parceria e, como resultado, a comunidade terá maior colheita de mel a e, por conseguinte, maior oferta de seus derivados no mercado local. 

    mel 003Associação foca na criação de abelhas, tendo como base o uso sustentável dos recursos naturais

    mel 003aProdução local de derivados do mel atende demanda crescente no mercado acreano

    Image
    Image
    Image