Amazônia

Amazônia

Embrapa Acre promove Papo com Ciência na Escola Armando Nogueira

Promover bate-papos descontraídos sobre ciência em locais inusitados, como cafés, restaurantes, livrarias ou shoppings. Essa é a proposta da ação “Papo com Ciência”, que será promovida por diversas Unidades da Embrapa que aceitaram o desafio de levar a ciência para fora dos muros da Empresa.

A iniciativa vai integrar as programações locais da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que começa na próxima segunda-feira (21) e segue até domingo (27). Os assuntos serão os resultados das pesquisas agropecuárias relacionadas à bioeconomia, tema da SNCT deste ano (“Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”).

A Semana Nacional de C&T é promovida anualmente desde 2004 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) com o objetivo de mobilizar a população em torno de temas e atividades de ciência e tecnologia.

Acre

No Acre, o pesquisador Rodrigo Santos irá na Escola Armando Nogueira, na terça-feira (22 de outubro), às 9h30 conversar com os alunos sobre insetos na agricultura. Santos irá apresentar alguns resultados das pesquisas realizadas no Acre e demonstrar alguns exemplos de pragas e outros de insetos benéficos para a agricultura ou o meio ambiente.

Bioenomia

Um modelo de produção baseado no uso de recursos biológicos, a bioeconomia tem o objetivo de oferecer soluções para a sustentabilidade dos sistemas de produção com vistas à substituição de recursos fósseis e não renováveis. Segundo dados da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD), a bioeconomia movimenta no mercado mundial cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.

No Brasil, a bioeconomia tem potencial para utilizar e aprimorar toda a multifuncionalidade da agricultura em prol da produção de alimentos, fibra, energia, prestação de serviços ambientais e ecossistêmicos, química verde e novos insumos.

Os detalhes sobre a realização do Papo com Ciência, assim como as demais ações da Embrapa que integram a programação da SNCT, estão na página especial que será divulgada com destaque no Portal a partir da segunda-feira (21): www.embrapa.br/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia


gow banner p20