Política

Política

Socorro Neri sanciona lei que beneficia pessoas com deficiência visual

Durante solenidade realizada na manhã desta quarta-feira (19) no auditório da prefeitura de Rio Branco

, a prefeita Socorro Neri sancionou a Lei nº 2.330, de 16 de setembro de 2019, de autoria do vereador Emerson Jarude. O ato foi prestigiado por representantes de diversas entidades, secretários e assessores municipais e pela vice-presidente da Câmara de Vereadores da Capital, Lene Petecão (PSD).

A nova lei dispõe sobre a obrigatoriedade do fornecimento de contas e carnês (Contas de água, carnês de tributos municipais, etc) impressos em braile pelas empresas concessionárias prestadoras de serviços públicos e demais órgãos a serviço da administração pública do Município, de forma a atender às necessidades sociais das pessoas com deficiência visual.

O projeto já havia sido apresentado por Jarude no ano de 2017, no entanto, foi rejeitado à época pelo Plenário da Câmara Municipal.

Dia de vitória

Em seu discurso, o parlamentar agradeceu à prefeita e disse tratar-se de um dia de vitória. “Quando todos se juntam, quem ganha é a população. Estou muito honrado por estar aqui, hoje. Essas pessoas que estão sendo beneficiadas com esta lei vão contribuir ainda mais para com o nosso município”, salientou Jarude.

O parlamentar lembrou a oportunidade em o mesmo projeto foi apresentado por ele, em 2017, tendo sido rejeitado. Ele afirmou ter certeza de que Socorro Neri sensibilizou sua base de apoio na Câmara Municipal para aprovar o projeto, o que de fato aconteceu. “Parabéns, prefeita, por estamos aqui comemorando essa conquista”, enfatizou Jarude.

A vereadora Lene Petecão parabenizou a prefeita e ressaltou a visão social da atual gestão municipal. “Parabéns, prefeita. Sua gestão tem tido uma visão social para as demandas da nossa população”, enfatizou, lembrando que foi aluna de Socorro Neri. “Muito do que sei sobre ação social aprendi com a senhora”, destacou.

Momento memorável

A Prefeita Socorro Neri disse que o cumprimento da nova norma pela gestão municipal está garantido. “A partir de agora não é mais um projeto. É lei. E cada um de nós da gestão vai se preparar para garantir esse direito, que é sagrado”, disse Socorro Neri.

Ela fez questão de parabenizar Jarude pela ideia do projeto. “Muitas vezes, pelo tamanho das demandas, não vemos uma situação como essa aqui. Aí vem o vereador e nos mostra essa realidade. Obrigado, vereador, pela contribuição para com o nosso povo”, agradeceu a prefeita.

Ao concluir sua fala, Socorro Neri lembrou que costuma convidar os autores de matérias importantes aprovadas no parlamento municipal para participar dos atos de sanção, independentemente de serem ou não de sua base de apoio.

“Eu não tenho problema algum em convidar os senhores vereadores autores dessas matérias, mesmo alguns que não pertencem à nossa base de apoio e que têm pensamento contrário ao nosso e nos fazem críticas. Isso faz parte, é da democracia. O que não aceitamos são os ataques à honra. Isso, não”, concluiu a prefeita.


gow banner p20