Política

Política

Sessão proposta por Bestene homenageia e promove o papel do educador físico

O deputado José Bestene (PP), presidente da Comissão de Saúda da Aleac, defendeu a valorização do papel dos educadores físicos do Acre em sessão solene realizada na última quinta-feira, 12, no plenário da Aleac.

Autor do requerimento do evento em homenagem aos profissionais da área, Bestene observa que as atividades físicas são essenciais para a prevenção de doenças, principalmente os casos de obesidade mórbida.

“Estes males são muito preocupantes apesar de todo o esforço dos profissionais de Educação Física que atuam nas escolas ou academias em atividades de prevenção”, observou Bestene em pronunciamento durante a sessão solene. De acordo com ele, são estes profissionais que trabalham para elevar a autoestima e o bem-estar das pessoas.

A homenagem aos professores de Educação Física ocorreu em alusão ao dia da regulamentação da profissão em 1º de setembro de 1998 pela Lei Federal 9.696. A mesma lei criou o Conselho Federal e os Regionais da categoria.

A solenidade foi coordenada pelo deputado Antônio Pedro (DEM), presidente em exercício da Aleac e contou com a presença do presidente do Conselho Regional de Educação Física do Acre, Francisco Castro Nunes que agradeceu ao deputado José Bestene pela homenagem. “Esta homenagem demonstra o carinho que esta casa tem pela nossa categoria. E se hoje nós estamos vivendo este momento é graças a regulamentação da nossa profissão, que está crescendo. O número de faculdades, a produção gráfica e científica na área, aumenta consideravelmente, passamos a ter uma melhor visibilidade na sociedade”, enfatizou.

Afrânio Moura, diretor de Esportes da Secretaria Municipal de Rio Branco, comemorou o aumento do número de pessoas que atualmente praticam atividades físicas. Ele também agradeceu ao deputado José Bestene e demais parlamentares pela homenagem. “Aos profissionais de educação física, grupos de corrida e entusiastas, meus parabéns. Agradecemos à Aleac, na pessoa do deputado José Bestene por esta iniciativa. Os discursos traduzem a realidade em que vivemos, a promoção da saúde física e mental é o grande resultado dos grupos de corrida que se formaram. Podemos ver que hoje o número de pessoas que praticam atividades físicas é bem maior se comparado ao de anos atrás, e isso é muito bom”, ressaltou.

WhatsApp_Image_2019-09-13_at_08.03.36.jpeg

Região Norte é campeã em obesidade

João Jácome, presidente da Federação de Atletismo, destacou o aumento do índice de obesidade na região norte. “Recentemente saiu uma pesquisa que apontou que o Acre lidera o ranking de obesidade na região norte, um dado preocupante que temos e de grande responsabilidade para nós educadores físicos. Outra coisa que eu não posso deixar de falar é sobre a nossa carga horária dentro das escolas, nós precisamos ser mais valorizados dentro da equipe escolar. A nossa atuação precisa ganhar mais força, nós temos que olhar para o futuro, o bem-estar do povo do Acre precisa ser garantido”, complementou.

O representante do Departamento de Educação e Esporte, educador físico, Kenedy, frisou que o esporte está mais presente na vida das pessoas. “Tenho muito orgulho de ser um profissional de educação física porque é o esporte que vai nortear o comportamento da sociedade futuramente. Nós ensinamos nas escolas aquilo que vai gerar frutos na fase adulta e na terceira idade, esse é o nosso papel. Nessa caminhada, nós já obtivemos grandes avanços. Hoje, o esporte está cada vez mais presente na vida das pessoas e isso nos deixa imensamente felizes”, enfatizou.

Representando os profissionais de Educação Física, Paulo Germano falou sobre a importância desse tipo de profissional nas escolas. Destacou também os benefícios da prática da corrida. “Só tenho a agradecer aos amigos do grupo de corrida Bolt. Temos muitos exemplos de pessoas que recuperaram a autoestima, que conseguiram vencer a depressão, romper obstáculos. Isso prova nossa força. O educador físico trabalha nas escolas ensinando isso para as crianças, ajudando a evitar que jovens se rendam ao mundo das drogas. Agradeço ao deputado Bestene por esta homenagem”, disse.

Ao final da solenidade, alguns profissionais de educação física foram homenageados no centro do plenário com a entrega do Certificado de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados ao Estado.


gow banner p20