Política

Política

Perpétua Almeida propõe criação de Comissão para acompanhar caso de Itaipu

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB) solicitou a criação de uma Comissão Externa para acompanhar as investigações sobre o Acordo de Itaipu por meio de requerimento protocolado na Câmara dos Deputados.

Perpétua considera que há graves indícios de irregularidades cometidas por autoridades brasileiras no âmbito da assinatura do ato diplomático entre Brasil e Paraguai relativo à compra de energia elétrica da Itaipu Binacional assinada no dia 24 de maio de 2019.

Para a deputada, “o acordo foi o grande responsável por mergulhar o país vizinho em uma forte crise política”. Na negociação, o Paraguai se comprometia a comprar energia mais cara do que o habitual da Usina de Itaipu, pertencente aos dois países.

Segundo reportagem da Folha de S.Paulo divulgada na última quarta-feira (7), a Léros Comercializadora, uma empresa brasileira, pagaria US$ 6 por um megawatt de energia paraguaia e a venderia no Brasil por US$30.

O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, pediu demissão do cargo. O mesmo aconteceu com José Alberto Alderete, diretor da Itaipu no país vizinho, e com a secretária de Prevenção de Lavagem de Dinheiro ou Bens do Paraguai, María Epifania González. Também envolvidos no caso, o presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, e o vice-presidente, Hugo Velázquez, podem enfrentar processo no Congresso que culminaria em um impeachment.

Para reforçar o pedido de abertura da Comissão Externa, Perpétua lembra que mensagens trocadas entre Benítez, e o então presidente da estatal energética paraguaia, Pedro Ferreira, revelaram que o chefe de Estado sabia dos termos da ata diplomática assinada em maio com o Brasil. Além disso, tinha conhecimento de que o acordo contrariava os interesses de Assunção na compra da energia. “E ainda, que nos parece gravíssimo, ocorreram denúncias de pressões brasileiras sobre o embaixador paraguaio para que se cumprisse o acordo”, ressaltou a deputada acreana.


gow banner p20