Política

Política

Em discurso na Câmara, Vanda Milani exalta Revolução Acreana

A deputada Vanda Milani (SD) realizou esta terça-feira, 6, na tribuna da Câmara dos Deputados,

pronunciamento em comemoração aos 117 anos da Revolução Acreana. No discurso, a parlamentar lembrou que o movimento acreano nasceu da determinação de um povo de fazer valer seu sentimento de brasilidade. “Um grupo de homens denominados de revolucionários, determinados em fazer do rincão acreano-até então dominado pela Bolívia-uma parte legítima do território brasileiro”, ressaltou.

A deputada destacou que a diplomacia do Barão do Rio Branco consolidou a anexação do território acreano através do Tratado de Petrópolis, “numa vitória dos seringueiros, da vontade férrea de tornar nacional uma região que custou muita determinação e heroísmo para cravar a identidade brasileira em local tão distante”. Milani aproveitou para enaltecer os acreanos por um movimento,liderado por Plácido de Castro, que demonstrou a firme disposição dos seringueiros em se instalar por definitivo na região.

Saudação

A deputada saudou ainda todos os acreanos e os municípios do Estado, “que nasceram desta marca de coragem e afinco”.E finalizou dizendo que a Revolução Acreana, “orgulha não apenas os acreanos, mas todos os brasileiros que se sentem unidos na comemoração de um marco histórico tão decisivo e marcado de sentimento nacional e orgulho cívico”.


gow banner p20