Economia

Economia

Desenrolando: O que a taxa Selic tem a ver com a sua vida?

Em agosto, o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) decidiu baixar a taxa básica de juros

(Selic) de 6,5% para 6% ao ano. Com certeza você ouviu falar algo a respeito disso nos jornais, telejornais do país ou na internet.

Mas se engana quem pensa que essa taxa só tem a ver com investidores. É natural que esse público tenha interesse especial no acompanhamento desse tipo de informação, mas acredite, a redução da taxa Selic tem e muito impacto na sua vida, porque serve de referência para inúmeras operações financeiras. 

A taxa Selic determina rendimentos em aplicações, os juros que os bancos cobram dos clientes em taxas de empréstimos, financiamentos, entre outros. Isso significa dizer que, quem tomou empréstimo antes dessa redução deve pagar mais juros do que quem tomou empréstimo após a medida.

Esses são apenas alguns exemplos. Tenho conversado bastante com pessoas que têm interesse em investir ou que investem em Tesouro Direto. Naturalmente, muitos acham que o TD já não é um bom negócio, mas não é bem assim, porque o Tesouro Direto não é regido apenas pela Selic. Há outros tipos de papéis como os atrelados à inflação para prazos maiores. O TD sempre vai render mais que a poupança, e (vale repetir) é considerado por especialistas o investimento mais seguro do Brasil. 

Logo, não existe certo ou errado, pois depende do seu perfil de investidor. Há quem goste de se arriscar, outros nem tanto. Por isso, se você não é “ligado” em economia, é importante começar a se interessar por esse assunto, pois isso tem impacto direto na sua vida. 

Aliás, nunca antes no Brasil a educação financeira esteve tão em alta. No último domingo mesmo a Rede Globo estreou um microprograma no intervalo do Fantástico em parceria com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos. Você viu? O primeiro episódio abordou o planejamento com cartão de crédito. Há muita informação gratuita à disposição, o que nos dá ainda mais oportunidade de entender mais sobre o assunto. 

E para fechar a coluna de hoje, vou pegar emprestada uma frase de Peter Drucker: “O conhecimento e a informação são recursos estratégicos para o desenvolvimento de qualquer país. Os portadores desses recursos são as pessoas.”

Uma ótima semana, e vamos nessa?


gow banner p20