Economia

    Desenrolando: Dinheiro traz felicidade?

    Felicidade é um conceito que desde os primórdios da humanidade causa divergência de opiniões

    , isso porque cada pessoa tem seu próprio conceito baseado em seu repertório de vida.

    Entretanto, apesar da variedade de conceitos, a única unanimidade é que todos querem ser felizes. O termo felicidade sempre teve muitos significados, mas o fato é que a felicidade se caracteriza por um estado mental de bem-estar alimentado por emoções positivas ou agradáveis que vão desde o contentamento até a intensa alegria.

    Martins Seligman, considerado o pai da Psicologia Positiva aborda em seu livro Felicidade Autêntica as principais teorias acerca da felicidade como a Teoria do Hedonismo, que afirma que o prazer é o supremo bem da vida humana, prega que uma vida feliz maximiza os sentimentos de prazer e minimiza a dor; Na Teoria do Desejo, por exemplo, a ideia é de que o indivíduo consegue o que quer, como poder, prestígio, riqueza, fama, boa aparência, bens materiais, entre outros; enquanto a Teoria objetiva sustenta que a felicidade para uma pessoa consiste em atingir certas coisas de uma lista de atividades que valem a pena como carreira, amizade, saúde, conforto, beleza, entre outros.

    Com base na análise dessas teorias, o psicólogo concluiu que há três tipos de felicidade: vida agradável, vida boa e vida significativa. Faz sentido pra você?

    É fato que em uma sociedade capitalista, o dinheiro é sim uma ferramenta necessária para proporcionar mais conforto, sobretudo, a verdadeira felicidade não vem pelo puro e simples dinheiro nem por prazeres momentâneos. Quantos de nós não conhece pessoas com muito dinheiro, mas que não são felizes? Uma vida agradável e vida boa, como sugere Seligman, podem sim estar ligadas ao conforto gerado pelo dinheiro, mas uma vida significativa só existe quando um indivíduo passa a seguir seu propósito.

    Por isso, é importante lembrarmos sempre de que o dinheiro é apenas uma ferramenta de acesso a coisas maiores, e sim você merece conquistar a liberdade financeira, pois é isso que potencializa quem você já é. Nunca antes na história do Brasil a educação financeira esteve tão em alta e o brasileiro está cada vez mais aprendendo a melhorar sua relação com esse recurso, mas a reflexão sobre o que traz a felicidade ou não é justamente para te ajudar a refletir acerca dos seus objetivos. No meu instagram (@agnescavalcant) vou falar mais a respeito de felicidade. Passa lá e deixa seu comentário. Vou adorar saber o que você tem a dizer. Uma ótima semana e até a próxima!

    Image
    Image