Economia

Economia

Otimismo: Dia dos Pais deve ter vendas satisfatórias no Acre, diz pesquisa

Ao menos 76% dos empresários do comércio em Rio Branco estão otimistas com as vendas dos Dias dos Pais, data celebrada no domingo, 10.

O levantamento, feito pelo Sistema Fecomércio/AC por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Acre (Ifepac), entrevistou 102 pessoas entre os últimos dias 23 e 30 de julho. Ainda segundo a pesquisa, outros 14% admitiram esperar piora e, 10%, não se manifestaram quanto ao assunto.

O Dia dos Pais é considerado, para o comércio, o primeiro momento de uma avaliação relacionada à alavancagem de vendas no mercado de consumo no segundo semestre do ano. Além disso, evidencia uma possível expectativa de vendas para os dois últimos trimestres do exercício fiscal.

O estudo constatou que, dos empresários com perspectivas positivas, 70% disseram esperar vendas maiores este ano em relação ao mesmo período de 2018, de modo que apenas 30% admitiram vendas iguais. Além disso, dentre as estratégias que visariam o aumento de vendas para a data, 84% manifestaram desejo em trabalhar com mais descontos em relação a compras à vista (42%) e preços mais baixos (42%). Outros 14% afirmaram que irão apostar na concessão de mais prazos para as vendas com recebimentos na modalidade parcelada.

Dificuldades

Dos empresários ouvidos, 39% atribuíram ao desemprego na economia uma possível ameaça para o não alcance da expectativa de vendas planejadas para o próximo Dia dos Pais. O endividamento da população representaria outro aspecto de dúvidas com relação ao alcance das vendas esperadas para a data, afora outros 15%, que demonstraram preocupação com a concorrência existente.

O estudo destacou ainda aproximadamente 10%, que afirmaram que o comércio eletrônico influenciaria numa circunstancial alteração do gosto do consumidor, diminuição do valor do dólar frente ao real (clientes migram para o comércio boliviano), eventual medida do governo que venha a arrochar mais o poder de compra da população.


gow banner p20