Economia

    Pesquisa Fecomércio revela otimismo de 34% dos empresários para vendas no segundo semestre

    Aproximadamente 34% dos empresários do comércio do varejo de Rio Branco acreditam em vendas melhores

    que as realizadas no mesmo período de 2018. A pesquisa, feita pelo Instituto Fercomércio de Pesquisas Empresariais do Acre – IFEPAC, órgão do Sistema Fecomércio – Sesc – Senac/AC, consultou 120 pessoas atuantes em diversos segmentos do mercado durante a quinzena de junho.

    Ainda de acordo com a pesquisa, 22% demonstram expectativa negativa, e outros 33% acreditam que o segundo semestre de 2019 deve manter níveis de vendas iguais ao do mesmo período no ano passado. Além disso, para aqueles que esperam vender mais no segundo semestre de 2019, a contribuição da parte do governo do estado do Acre deve ser grande; eles somam 63% dos entrevistados. Por outro lado, 24% não demonstram essa expectativa e outros 14% afirmam “não saber” avaliar.

    O levantamento avalia, ainda, as estratégias de vendas dos empresários. Dentre os otimistas, 60% devem se utilizar da estratégia de “redução de preços”, enquanto 14% afirmam mais investimentos em “promoções e 11%, em “mais propagandas”. Outros 11% mostram disposição em aumentar limites de créditos para os clientes.

    Segundo o estudo, aproximadamente 39% dos empresários do comércio de Rio Branco demonstram preocupação com uma possível “falta de dinheiro na praça”, dada a acelerada diminuição do poder aquisitivo da população. Outros 15% admitem que o crescimento do desemprego pode se refletir na diminuição do consumo nesse período.

    Image
    Image