Economia

Economia

Soja e carne suína aparecem na pauta de exportações do Acre

Estudo feito pelo Observatório do Fórum de Desenvolvimento aponta que exportações aumentaram mais de 30% em relação a junho do ano passado

Antes inexistentes na lista de principais produtos de exportação do estado, a soja (e seus subprodutos) e a carne suína passaram a figurar, neste ano, na pauta das estatísticas de vendas para diversos países. Somente de janeiro a junho, aproximadamente 600 mil dólares de soja foram exportados para Holanda, Turquia e Peru, citando apenas os principais destinos. Já a carne suína acumulou mais de 670 mil dólares em vendas, sobretudo para a Bolívia.

As exportações aumentaram 3,8% em relação ao mês anterior e 32,4% em relação ao mesmo período em 2018. Quanto às importações, houve aumento de 28% em relação ao mês anterior e crescimento de 2% em relação ao mesmo mês no ano passado, segundo conclui o boletim do Mercado Exterior divulgado nesta semana pelo Observatório do Fórum Permanente de Desenvolvimento.

De acordo com o levantamento, por meio de dados publicados pelo Governo Federal sobre as exportações e as importações brasileiras, o saldo da balança comercial do Acre em junho foi de 2 mil dólares e, no acumulado do ano, 15,8 mil dólares. Para informações mais detalhadas sobre dados da economia acreana, basta acessar o site do Fórum do Desenvolvimento (http://observatoriodoacre.org.br/publicacoes), que, além de mercado exterior, também publica boletins sobre os setores de agronegócio, agropecuário, madeira, serviços, comércio varejista, mercado de trabalho, preços ao consumidor, entre outros.


gow banner p20