Amazônia

Amazônia

Povo Ashaninka do Acre participa de série da Netflix

Descendentes de grupos Arawak da Cordilheira dos Andes, Ashaninka vivem há séculos na Amazônia peruana e brasileira

A Netflix estreia mundialmente nesta sexta-feira, 12, a série Casamentos Extremos (Extreme Engagement, título original). Um dos episódios apresenta parte da cultura e tradição do povo ashaninka, no Acre, em uma aventura na Amazônia brasileira.

Durante toda a série, os noivos Tim Noonan e PJ Madam mostram diferentes culturas ao redor do mundo, principalmente as tradições de cada povo sobre o casamento. Na comunidade ashaninka, o casal vive, entre várias experiências, o poder da espiritualidade da ayahuasca e ensinamentos que esta prática traz.

A liderança da Aldeia Apiwtxa, Wewito Piyãko, explica que a produção do episódio durou cerca de um mês e foi um momento para mostrar ao mundo a cultura de seu povo. "Acompanhamos a equipe para a preparação de um homem e uma mulher, nas tradições ashaninkas, até o casamento. Aprenderam a pescar, caçar, fazer a piyarentsi [caiçuma, bebida fermentada de macaxeira] e realizaram o ritual da ayahuasca", afirma.

A bebida sagrada da ayahuasca (kamarampi, na língua ashaninka) é um ensinamento milenar, que remonta das histórias de criação da vida para o povo ashaninka. Benki Piyãko, uma das lideranças espirituais da comunidade, explica parte da história.

"O criador do universo enviou esta luz para terra para que germinasse vidas. O povo ashaninka é um dos guardiões deste conhecimento que nos dá harmonia, paz e nos liga dentro deste universo. Com o respaldo que a natureza nos dá, hoje, meu povo acredita que esta é uma planta de consciência com o poder de fazer o homem restaurar seu mundo", relata.

O povo ashaninka, descendente de grupos Arawak da Cordilheira dos Andes, vive há séculos na Amazônia peruana e brasileira. O grupo acreano conseguiu, após anos de luta, a demarcação de sua Terra em 1992. A partir de então, a organização social tem gerado uma série de ações de fortalecimento cultural e conservação da natureza em todo o entorno. Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos, acesse http://apiwtxa.org.br.

Link para a série: https://www.netflix.com/title/80210245


gow banner p20