Geral

Geral

Tribunal de Justiça do Acre é destaque nacional por 100% de processos eletrônicos

O Tribunal de Justiça do Acre (TJAC) é destaque nacional por ter 100% dos processos novos no 1º e 2º Grau de jurisdição totalmente eletrônicos.

A informação foi divulgada no Relatório Justiça em Números de 2019, elaborado pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), órgão responsável por controlar a eficiência e qualidade dos serviços jurisdicionais prestados pela Justiça brasileira.

Conforme o relatório, entre os 90 órgãos que integram o Poder Judiciário do Brasil, a Justiça acreana está entre os 11 tribunais que atingiram esse índice. Esse dado representa a consolidação da informatização do TJAC, garantindo economia, sustentabilidade, celeridade, transparência e modernidade.

Vanguarda

A digitalização de todos os processos nas duas instâncias do Poder Judiciário do Acre iniciou em 2008 e finalizou em 2013, após cinco anos de um esforço conjunto de magistrados e servidores. Assim, o TJAC foi vanguarda ao permitir que todas as unidades judiciárias trabalhem com processo eletrônico, por meio da utilização do Sistema de Automação da Justiça (SAJ).

O SAJ possibilita o peticionamento eletrônico, assim como a extração de dados e relatórios para elaboração de políticas de gestão. A implantação desse sistema desencadeou uma série avanços que continuam ocorrendo, visando assegurar o bem social com a promoção da justiça mais célere, ágil e transparente, pois qualquer cidadão com acesso à internet pode acompanhar o andamento dos processos.

Além disso, desde em março de 2013, o TJAC empregou o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) para trabalhar de forma digital com os processos administrativos. Com isso, o Poder Judiciário Acreano demonstra seu compromisso e engajamento na promoção da justiça com agilidade, ética, economia e modernidade.


gow banner p20