Geral

    Vara do Trabalho do interior do Acre é a primeira com 100% de processos eletrônicos

    No dia 15 de agosto, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, por meio da Vara do Trabalho de Plácido de Castro, a 92 km de Rio Branco, passou a contar com a primeira unidade de primeiro grau com 100% dos processos por meio eletrônico,

    seguida pelas Varas do Trabalho de Machadinho d'Oeste e Guajará-Mirim. No 2º grau, atingiram os 100% do PJE os gabinetes dos desembargadores Osmar J. Barneze e Shikou Sadahiro, além da Secretaria Judiciária.

    Em 26 de junho de 2019, o Selo 100% PJe foi lançado nacionalmente pelo Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Corrêa, na 5ª Reunião Ordinária do Colégio de Presidentes e Corregedores dos TRTs (Coleprecor). O selo, criado pela Corregedoria-Geral da Justiça do Trabalho (CGJT), destina-se a reconhecer o esforço dos Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs) na migração dos processos físicos para o sistema do Processo Judicial Eletrônico (Pje).

    Para a juíza do trabalho titular da VT de Plácido de Castro, Christiana D'arc Damasceno Oliveira Andrade Sandim, "a migração de 100% do acervo de processos para o formato eletrônico garante maior acessibilidade à tramitação dos feitos em favor de partes e advogados, a partir de qualquer localização geográfica, via internet, assim como otimiza a celeridade na tramitação e na segurança dos dados. A dedicação de toda nossa equipe foi elogiável nesse fato histórico, que consolida na vara a importante transição iniciada em todo o País com o giro copernicano de implantação do Pje."

    O marco na Vara do Trabalho de Plácido foi registrado dia 15 de agosto às 11h21min, enquanto que a VT de Machadinho d'Oeste (RO), cuja titularidade é da juíza Andrea Alexandra Barreto Ferreira, concluiu os 100% às 14h12min, além da VT de Guajará-Mirim (RO), porém o mais relevante é que foram as duas primeiras unidades da JT de Rondônia e Acre efetivamente a passar seus processos totalmente no formato eletrônico.

    Quanto ao Selo 100% Pje no âmbito da JT de Rondônia e Acre, a Secretaria Judiciária de Primeiro Geral, por meio do Núcleo de Estatística, e-Gestão e Apoio ao PJE, idealizou um painel (Dashboard) disponibilizado regionalmente para monitorar a evolução das unidades quanto às medidas de migração, auxiliando nas providências de gestão respectiva.

    Image
    Image