Geral

Geral

Ação da Prefeitura e da Defensoria Pública garante atendimento a pessoas em situação de rua

Em alusão ao Dia Nacional de Luta da População em Situação de Rua, comemorado em 19 de agosto,

a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), realizou, em parceria com a Defensoria pública do Acre, uma ação de cuidados em saúde à população em situação de rua.

A ação foi executada pelo Consultório na Rua e pela equipe da Unidade de Referência da Atenção Primária do Vila Ivonete e proporcionou a oferta dos seguintes serviços: atendimento médico avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, glicemia, vacinação, testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis.

De acordo com a SEMSA, a ação executada na terça-feira (20), no estacionamento interno da instituição, fez parte da programação da 2ª Edição do Projeto Defensoria ao Seu lado – Cidadania Mais Perto de Você, promovida pela Defensoria Pública do Estado.

A ação teve como objetivo principal conscientizar a sociedade sobre os direitos das pessoas que vivem em situação de rua e garantir a estas a promoção de direitos humanos e acesso à justiça.

Consultório na Rua

Os Consultórios na Rua foram instituídos em 2011, por meio da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), como uma modalidade de equipes que realizam busca ativa e qualificada de pessoas que vivem em situação de rua. Em Rio Branco, o programa vem sendo mantido pela prefeitura desde o ano de 2012.

No programa de Rio Branco, a equipe é composta por enfermeiro, psicólogo, educador social e um motorista, que possui treinamento de cuidador especializado. O dispositivo móvel funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, em diferentes pontos da capital.


gow banner p20