Geral

Geral

Prefeitura promove campanhas educativas e orientações com cuidados à saúde

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, seguindo orientação da prefeita

Socorro Neri, está promovendo uma série de ações de prevenção como: campanhas educativas e orientações com cuidados à saúde principalmente em crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas, devido ao elevado número de queimadas nessa época do ano.

O Estado entrou no “laço de fogo”, período de seca no Acre, o que eleva as ocorrências de queimadas e incêndios florestais, caracterizando situação de alto risco ambiental. Especialistas da Semsa advertem que a queima acidental ou deliberada pode produzir vários poluentes e substâncias tóxicas prejudiciais à saúde e constituem uma das fontes naturais mais antigas de poluição do ar.

Dados da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde mostram que de janeiro a julho de 2018, foram registrados 22.070 casos de infecções respiratórias nas unidades básicas e estaduais de saúde de Rio Branco. Em 2019 foram registrados 19.452 casos em relação ao mesmo período do ano anterior.

A campanha da Prefeitura consiste em orientar a população que a queimada é crime (lei municipal nº 1.330/99) e pode causar danos ao Meio Ambiente. Além da distribuição de materiais educativos, com orientações e cuidados à saúde.

O material orienta que neste tempo seco e de temperaturas elevadas durante o dia, a população deve usar roupas leves, evitar multidões e locais fechados, dar preferência a alimentos leves (frutas, verduras, legumes), umidificar o ambiente com panos unidos ou toalha molhada, espalhas bacias de água em pontos estratégicos da casa, pode evitar a desidratação ingerindo bastante líquido e manter os ambientes de casa ou local de trabalho livres de poeira.


gow banner p20