Geral

Geral

Dia dos Pais: qual a origem da data e como ela é comemorada no mundo?

Mais de 40 países em todos os continentes do nosso planeta comemoram anualmente o Dia dos Pais.

Enquanto em terras brasileiras a homenagem é feita sempre no segundo domingo do mês de agosto, muitos países mantêm a comemoração no terceiro domingo do mês de junho, como, por exemplo, Estados Unidos, Reino Unido, Índia, África do Sul, entre outros.

De fevereiro na Rússia até dezembro na Tailândia, os pais de todo o mundo têm um dia especial para sua homenagem. Na Alemanha, por exemplo, a data varia de acordo com o calendário cristão, já que o Dia dos Pais é sempre comemorado exatos 39 dias após o Domingo de Páscoa. Já na Bélgica, a data está associada a São José e é comemorada em 19 de março.

Sonora Louise e a popularização do Dia dos Pais na América

Em 1909, a então jovem Sonora Louise Smart Dood, que havia perdido sua mãe no parto de seu irmão, decidiu mostrar seu afeto pelo pai, o agricultor e o veterano da Guerra Civil Americana William Jackson Smart, que recebeu a dura missão de criar Sonora e mais seus cinco irmãos sozinho, despertando o afeto, admiração e amor da filha.

Foi então que Sonora decidiu criar uma data especial para homenagear não só seu pai, mas todos eles, e não mediu esforços para que a data do aniversário de seu pai fosse eternizada: em 19 de junho de 1910 acontecia o que podemos considerar a primeira celebração de Dia dos Pais como a conhecemos.

A jovem pediu ajuda à entidade religiosa YMCA de sua cidade (por aqui a instituição é conhecida como ACM - Associação Cristã de Moços) e conseguiu realizar o primeiro serviço religioso para homenagear os pais. O tema da celebração foram as rosas, com o cuidado de dedicar as vermelhas ao pais presentes e as brancas aos pais que se foram, como ainda é tradição nas homenagens póstumas e até mesmo nas coroas de flores.

Os esforços de Sonora renderam bons frutos. A tradição de homenagens aos pais se espalhou rapidamente pelo país e, em 1966, o então presidente dos Estados Unidos, Lyndon Johnson, decretou a celebração do Dia dos Pais no terceiro domingo do mês de junho, e, por fim, a data foi oficializada pelo presidente Nixon em 1972.

Sonora Louise morreu em 1978, não antes de ser homenageada em, em 1974, na Feira Mundial, em Spokane, Washington.

E no Brasil?

Oficialmente, o primeiro Dia dos Pais Brasileiros foi celebrado em 16 de agosto de 1953. Acredita-se que a escolha da data teve uma origem social e comercial, concebida pelo publicitário e diretor do jornal e da Rádio Globo à época, Sylvio Bhering.

Seu desejo era associar a comemoração ao dia de São Joaquim, pai de Maria, Mãe de Jesus, mas a data foi se deslocando para o domingo e assim permanece até hoje.

Comercial ou não, o Dia dos Pais pode ser mais antigo do que imaginamos

De acordo com o site Father’s Day, o mais antigo indício da comemoração do Dia dos Pais está na antiga Babilônia: uma placa de argila que, tudo indica, ser o primeiro cartão do tipo já encontrado. Ele foi feito há mais de 4 mil anos atrás pelo jovem Elmesu e sua mensagem deseja vida longa e saúde ao seu pai.


gow banner p20