Geral

Geral

Espaço do Associativismo apresenta informações importantes aos empresários na Expoacre

Com a proposta de integrar empresas e sindicatos industriais, foi inaugurado na noite do último domingo, 28

, na Expoacre 2019, o Espaço do Associativismo. O local apresenta, em painéis, diferentes mostras com informações relativas ao desenvolvimento do Estado, ao Plano Acreano da Cultura Exportadora (Pacex), incentivos fiscais administrados pela Suframa, Sudam e outras instituições, além de detalhar as propostas da campanha ‘Reage, Indústria’.

A solenidade, realizada no Espaço na Indústria, foi prestigiada por diversas autoridades e empresários. Estiveram presentes o governador do Acre em exercício, Major Rocha; o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu; a secretária de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique; além dos presidentes dos Sindicatos das Indústrias de Olaria (Sindoac), Márcio Agiolfi; Móveis (Sindmóveis), Augusto Nepomucena; Gráfico (Sindigraf), Afonso Boaventura; Alimentos (Sinpal), José Luiz Felício; Panificação (Sindpan), Abrahão Felício, entre outros diretores da FIEAC e lideranças empresariais.

Durante o evento, o governador em exercício afirmou que a indústria é um parceiro essencial para o novo momento que o Acre vive. “Não tem como o Acre se desenvolver sem o trabalho em conjunto com o setor produtivo. Temos que incentivar, trocar ideias e encontrar caminhos juntos. Este é o papel do governo. Temos um mercado gigantesco ao nosso lado, uma Interoceânica que custou 4,5 bilhões de dólares e que atualmente é subutilizada. Temos acesso aos portos do Pacífico e mercados asiáticos a 1.100 quilômetros de distância. Por isso precisamos de união para aproveitarmos tudo isso”, salientou o governador em exercício.

Já o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia destacou que a Seict participa e apoia as pautas do Pacex. “Podem contar sempre com nossa secretaria para o desenvolvimento dos trabalhos do Comitê, pois também estamos empenhados e almejamos que as demandas relacionadas ao comércio exterior tornem-se realidade em nosso Estado. Aproveitamos para parabenizar a FIEAC e os sindicatos por esse estande que traz informações relevantes ao segmento industrial”, ressaltou Anderson Abreu.

geral 5Durante o evento, o governador em exercício afirmou que a indústria é um parceiro essencial para o novo momento que o Acre vive - Fotos: Sérgio Vale

O assessor de Relações Institucionais da FIEAC, Assur Mesquita, pontuou que empresários, estudantes e interessados podem visitar o Espaço do Associativismo durante toda a Expoacre. “Temos aqui, em painéis, um perfil atual da nossa indústria, potencialidades de desenvolvimento do Estado, bem como serviço de atendimento com esclarecimentos para quem pretende importar e exportar, acessar incentivos da Suframa e de outros órgãos. Isto é, todas as informações essenciais para o empresário do setor industrial podem ser obtidas aqui”, acrescentou Mesquita.

Márcio Agiolfi, presidente do Sindicato das Indústrias de Olaria (Sindoac) e diretor da Federação das Indústrias, comentou que a FIEAC que tem como proposta unir cada vez mais as entidades sindicais e empreendimentos do segmento. “Justamente por isso a FIEAC coordena mais essa iniciativa, junto ao Pacex, e esperamos que todos os empresários possam aproveitar ao máximo o Espaço do Associativismo”, assinalou.

Já o presidente do Sindicato das Indústrias de Alimentos do Alimentos (Sinpal), José Luiz Felício, enalteceu a importância da união das empresas para o fortalecimento de todo o segmento. “Uma empresa só não representa muito, mas um grupo delas, com 20, 30 ou mais, faz com que suas demandas e necessidades tenham maior possibilidade de avançarem. É isso que almejamos, sobretudo em relação comércio exterior”, sintetizou Felício.


gow banner p20