Geral

Geral

FGTS: trabalhadores podem consultar saldo pela internet, por meio de aplicativo, SMS e e-mail

O governo federal anunciou na tarde desta quarta-feira, 24, a autorização para saques de até R$ 500 por ano

das contas ativas e inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Além do atendimento presencial nas agências da Caixa Econômica, o trabalhador também pode consultar o saldo do benefício por meio do endereço eletrônico www.caixa.gov.br, através de um aplicativo (Caixa Trabalhador) para tablets e smartphones, por mensagens no celular (SMS) ou e-mail.

A consulta pela internet pode ser feita após o trabalhador informar o número do NIS (PIS/Pasep), encontrado na carteira de trabalho. O serviço mostra dados cadastrais e depósitos feitos na conta nos últimos meses. Esse procedimento também pode ser utilizado para receber informações por e-mail dos lançamentos financeiros mensais feitos pelo empregador na conta vinculada ao FGTS.

Pelo celular, a consultar do saldo pode ser feita por meio do aplicativo Caixa Trabalhador. A ferramenta está disponível gratuitamente para download em aparelhos com qualquer sistema operacional: Android (baixe na Google Play), iOs (baixe na App Store) e Windows (baixe na Windows Store). Por SMS, o procedimento é o mesmo utilizado para as consultas na internet e por e-mail. Na página eletrônica, o trabalhador pode fazer a opção de passar a receber avisos pelo celular.

O FGTS um depósito mensal, referente a um percentual de 8% do salário do empregado, que o empregador fica obrigado a depositar em uma conta bancária no nome do empregado que deve ser aberta na Caixa Econômica. O benefício auxiliar o trabalhador financeiramente, caso esse seja demitido, em qualquer hipótese de encerramento da relação de emprego, seja ela por motivo de doenças graves e até catástrofes naturais.


gow banner p20