Esportes

Esportes

Prefeitura abre Campeonato de Futsal de Rio Branco e anuncia equidade de premiação para homens e mulheres

Com o pontapé inicial na bola, a prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, decretou aberto o 7º Campeonato Municipal de Futsal na noite de terça-feira, 30, no Ginásio do Sesi. Ao todo, participam mais de 100 equipes, sendo 88 masculinas e 16 femininas.

Neste ano, o diferencial do campeonato é a equidade no valor da premiação para os dois gêneros, conforme anunciou a chefe do poder executivo do município durante a solenidade. “Estamos buscando valorizar cada vez mais os times femininos, à medida que mulheres também jogam muito bem e gastam a mesma energia que os homens, por isso precisam ser valorizadas”, afirmou a prefeita.

Destacou, ainda, que mesmo com a crise financeira, a gestão municipal manterá o Calendário Esportivo de Rio Branco. “Todas as ações que realizamos nos anos anteriores serão promovidas em 2019. O Copão é uma dessas ações que a Prefeitura tem o compromisso de manter. Nós fazemos um grande esforço para não faltar o recurso necessário para fazermos o calendário, pois entendemos o quão importante são essas atividades para nossa cidade”, relatou Neri.

Também estiveram na solenidade o deputado estadual Janilson Leite e o vereador Emerson Jarude, que destinou uma emenda parlamentar no valor de R$ 30 mil ao Calendário Esportivo 2019.

Os times Polo Hélio Pimenta e Jardim América marcaram o primeiro confronto do campeonato. A escolha foi feita por meio de sorteio durante o evento de abertura. Além disso, a organização também entregou o Regulamento Técnico e a tabela da primeira fase.

As disputas da primeira fase serão em confronto direto entre duas equipes, no sistema de ida e volta. Para as outras etapas, o sistema será de “mata” direto.

“Queremos agradecer o empenho da nossa prefeita Socorro Neri, que mesmo com as dificuldades, determinou que essas atividades do calendário acontecessem. Agradecemos também às equipes que foram pacientes e entenderam o processo burocrático que passamos para darmos início a essa competição”, disse o diretor do Departamento de Esporte da Fundação Garibaldi Brasil, Afrânio Moura.

Sobre o Campeonato de Futsal

Integrando o Calendário Esportivo do Município, o Campeonato de Futsal foi criado em 2013, e desde então é sucesso absoluto nas regionais de Rio Branco.

Na primeira edição, o time do bairro das Placas foi o vencedor no masculino e o Benfica no Feminino. No ano seguinte, venceram Bahia Velha e Estação Experimental, no Masculino e Feminino, respectivamente. Em 2015, mais uma vez, Bahia Velha, no Masculino, e Estação Experimental, no Feminino, foram os campeões.

Já em 2016 os ganhadores foram Pista e Estação Experimental, este último tricampeão no feminino. Em 2017, os times masculino e feminino do bairro da Pista conquistaram o título de melhores da capital, em dois jogos muito disputados. No ano passado, o troféu masculino foi erguido pelo Universitário, e o feminino pelo time da Estação Experimental.


gow banner p20