Esportes

    Vasco suspende basquete profissional e anuncia que está fora do próximo NBB

    O Vasco anunciou, oficialmente, neste sábado que está fora da próxima edição do Novo Basquete Brasil. A notícia foi divulgada, nesta sexta, pelo GloboEsporte.com. O presidente Alexandre Campello tinha demitido Jorge Veríssimo, diretor de quadra e salão do clube de São Januário, e tomado a decisão de destinar um patrocínio que poderia ser usado na equipe do basquete para as categorias de base do futebol.

    Multicampeão no fim dos anos 90 e início dos 2000, com nove títulos (dos quais dois Brasileiros, duas Ligas Sul-Americanas e dois Sul-Americanos de clubes), o Vasco foi a primeira equipe brasileira a enfrentar um time da NBA. Foi em 1999 ao perder para o San Antonio Spurs, então campeão da liga americana, na final do torneio equivalente ao Mundial de clubes na época.

    O Vasco retomou o basquete profissional em 2015/2016 quando venceu a Liga Ouro, torneio de acesso para o NBB. Em três edições no principal campeonato de basquete do país, os vascaínos ficaram em nono lugar (2016/2017), 11º (2017/2018) e 13º (2018/2019). Nos dois primeiros anos, o time avançou para os playoffs, sendo eliminado logo nas oitavas de final. Na edição deste ano, o time correu risco de rebaixamento (o último colocado cai para a Liga Ouro), mas terminou em penúltimo, nem caindo nem se classificando.

    Se quiser voltar ao NBB, o Vasco terá de disputar novamente a Liga Ouro, espécie de segunda divisão do basquete nacional. Neste sábado, termina o prazo da Liga Nacional de Basquete para definir os times que vão disputar a próxima edição do NBB.

    Leia o comunicado oficial da diretoria vascaína:

    “Em árduo processo de reestruturação financeira, o Club de Regatas Vasco da Gama comunica que suspendeu as atividades do basquete profissional por uma temporada. O Clube lamenta por tomar decisão sem dúvida alguma impactante para torcedores e profissionais de uma modalidade tão tradicional e com histórico de conquistas inestimáveis.

    Image
    Image