Cultura

Cultura

Sesc realiza exposição “Dias de Aterro” no Calenarte

O Serviço Social do Comércio no Acre (Sesc/AC) realiza a exposição de fotografia “Dias de Aterro”, do fotografo Dhárcules Pinheiro.

A vernissage acontece na quinta-feira, 15, às 19 horas, no salão de exposição do Sesc Centro, e ficará exposta para visita do público até 30 de setembro e a entrada é franca.

A exposição dá prosseguimento ao projeto Calenarte, cujo objetivo é a difusão das artes plásticas no Acre, com suas ações de apoio àqueles que têm a arte como oficio e em possibilitar o acesso do público aos programas educativos.

A Exposição

Lixo transformado em arte, cores, formas e histórias. O fotógrafo Dhárcules Pinheiro produziu um documentário e ensaio que mostra o cotidiano de catadores de lixo do Aterro Inertes, que fica na Transacreana, em Rio Branco.

Por um ano, o fotógrafo documentou e vivenciou a rotina dos trabalhadores que, muitas das vezes, são invisíveis na sociedade. O projeto “Dias no Aterro” “Percebi a importância que esses trabalhadores têm dentro da sociedade, transformando aquilo que muitos chamam de lixo em economia. São totalmente invisíveis e esquecidos, como até o próprios resíduos sólidos que são deixados de lado, não têm um plano de trabalho, de aposentadoria, de saúde. É toda uma insalubridade no trabalho”, conta Pinheiro.

Além de contar suas histórias, os catadores também fazem parte do projeto através de esculturas feitas com lixo e que vão servir de molduras para fotos. A ideia é dar um novo significado para os objetos e levar um pouco do aterro para exposição.

Serviço

Abertura: 5 de setembro de 2019

Horário: 19 horas

Período de exposição: 5 a 30 de setembro de 2019

Horário para visita: 8h às 12h e 14h às 18h

Agendamento para escolas: (68) 3302-1053

Gratuito


gow banner p20