Cultura

Cultura

Bibliotecas do Sesc: conhecimento e sintonia com o seu tempo

A informação tem que estar disponível a todo momento, em todo lugar, nas mais variadas formas.

Pensando nisso, o Sesc oferece, por meio de sua rede de bibliotecas no Centro e Bosque, um canal de acesso ao conhecimento e entretenimento. Nas unidades, encontra-se espaço para ler, pesquisar e se divertir, seja com livros, na internet ou em outras atividades culturais.

Na década de 1980, Rio Branco ganhava um novo espaço para a disseminação da cultura: era inaugurada a Biblioteca do Sesc. Na época, o espaço era uma sala pequena, com poucas estantes e, mesmo assim, já era muito procurado. Com o passar do tempo, ela foi crescendo, ganhando novos livros e atraindo muitos amantes da literatura.

Acervo

Atualizado periodicamente, o acervo do Sesc é escolhido para oferecer conteúdo variado aos leitores. Nas bibliotecas, há literatura brasileira e estrangeira para jovens e adultos, periódicos como jornais e revistas, entre outros. Todos os anos, elas recebem ainda os contos e romances vencedores do Prêmio Sesc de Literatura e, além disso, algumas também possuem seções com obras para crianças e oferecem ainda conteúdo multimídia, como CDs e DVDs.

Os títulos disponibilizados pelas bibliotecas do Sesc no Centro e Bosque agradam aos mais variados gostos. Nas estantes, estão livros infantis, biografias, romances, material didático e conteúdo acadêmico. As maiores demandas são pelos romances e livros didáticos utilizados no vestibular, que auxiliam estudantes que pretendem ingressar em curso superior.

Espaço de leitura para o comerciário

Na hora do almoço ou no final do expediente, as bibliotecas do Sesc no Centro ou Bosque, localizadas em pontos estratégicos no Centro da capital e no Bairro Bosque, são paradas obrigatórias para muitos comerciários. Depois do trabalho, o melhor é encontrar momentos de descontração nos livros.

Passeando os olhos pelas prateleiras, muitas pessoas descobrem novas formas de lazer, aprendizado e inserção cultural. É o caso do senhor Gerson Souza, que diariamente frequenta o ambiente. "É o meu momento de lazer. Faço questão de sempre vir aqui e ler, principalmente pelo prazer da leitura", revelou Gerson.

Além das visitas rotineiras, a biblioteca do Sesc recebe estudantes de escolas públicas e privadas da capital para realização de uma série de atividades culturais. A programação é destinada a alunos de todas as idades, que entram em contato com cada parte da biblioteca e aprendem a utilizar os serviços.

O que você encontra nas Bibliotecas do Sesc

· Acervo atualizado e diversificado para adultos, jovens e crianças em: literatura brasileira (romances, contos, crônicas, etc.), literatura estrangeira traduzida para o português, biografias, livros didáticos, jornais e revistas etc.

· Ambiente informal: aqui você pode ler ouvir música, ver filmes, brincar, fazer amigos.

· Acesso irrestrito: você mesmo conduz sua busca pelas informações desejadas.

· Empréstimo domiciliar.

· Espaço infantil: ambiente, mobiliário e acervo especiais para as crianças viverem o universo da leitura.

· Internet, garantindo um universo ainda maior de informações e serviços aos usuários.

· Horários diferenciados, para proporcionar o atendimento aos mais diversos públicos.

· Atividades de incentivo e ampliação do repertório de leitura: contação de histórias, teatro, música, recreação.

As bibliotecas do Sesc funcionam no Centro, das 7h às 18h30; no Bosque, das 7h30 às 12h e das 14h às 18h30. O interessado em agendar visitas de escolas ou em obter mais informações basta ligar para o número (68) 3302-1054 ou 3302 2917.


gow banner p20